MATEMÁTICA E CIDADANIA

Apresentação
O Programa Lar-Escola Zita Engel Ayer - CAZITA, foi fundado no ano de 1996, com a missão de promover o desenvolvimento humano, através da formação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades no contraturno escolar. O Programa atende atualmente cerca de cem crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda, com dificuldades de integração social e baixo desempenho escolar. A inclusão dos participantes é feita por meio de encaminhamentos feitos pelo Ministério Público, através do Juizado da Infância e Adolescência, pela Secretaria de Ação Social de Alfenas e pela procura direta das famílias. As atividades acontecem nas dependências do Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância - Sarai, localizado no centro de Alfenas-MG. O objetivo deste Projeto de Extensão é promover ações que mostrem a importância da Matemática em situações cotidianas, a fim de desmistificá-la como algo difícil ou impossível de se aprender.

Objetivos
Contribuir para a formação cidadã dos alunos do CAZITA, desenvolvendo a forma de ver e pensar sob o enfoque matemático, fundamentando-se na aplicação de jogos didáticos pedagógicos, na problematização de questões do dia-a-dia que envolvam a Matemática, na obtenção, análise e interpretação de dados que promovam o desenvolvimento do senso crítico e a tomada de decisões, além de utilizar a tecnologia como facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Como objetivos específicos, este projeto se propõe a: desenvolver o conhecimento matemático de forma a: - Contribuir para a construção de uma cidadania ativa, crítica e consciente; - Complementar os conteúdos matemáticos para um melhor desempenho na escola, contribuindo também para o acesso ao Ensino Médio e ao Ensino Superior; Contribuir para a diminuição da evasão escolar; - Contribuir para uma melhor capacitação para o trabalho; - Estimular o raciocínio lógico dedutivo e aspectos cognitivos correlacionados; - Desmistificar a Matemática como uma matéria difícil de se aprender; - Mostrar como a Matemática aparece em tudo ao nosso redor, fazendo com que os alunos percebam o quanto ela é importante e útil; - Contribuir para a melhora da auto-estima, ao mostrar aos alunos que eles são capazes de aprender Matemática- Utilizar a tecnologia como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem; - Promover uma melhor interação social através da aplicação de jogos didáticos, estimulando assim, a respeitabilidade, a generosidade e o aprendizado de valores sociais; - Oportunizar ao acadêmico bolsista e acadêmicos voluntários deste projeto: 1) o contato direto com a comunidade e as diversas realidades sociais que a permeiam, contribuindo assim para a formação ética e cidadã desses indivíduos, 2) a aprendizagem para a aquisição de habilidades, para o conhecimento da realidade de atuação profissional , 3) a aprendizagem para fazer a relação entre a teoria com a prática (práxis); - Possibilitar a interlocução entre a Educação Básica e o curso de Licenciatura em Matemática.- Oportunizar à Universidade cumprir o seu compromisso social ao oferecer à comunidade um retorno daquilo que dela recebe

Justificativa
O surgimento da Pandemia da Covid-19 e a sua chegada ao Brasil trouxe consigo muitas dores e sofrimentos a toda a população brasileira. Deflagrou-se no início do ano de 2020 no Brasil, uma enorme crise de ordem social, econômica, sanitária e como não poderia deixar de ser, educacional. A necessidade do isolamento social e de medidas protetivas e de distanciamento trouxe um impacto enorme para a já tão debilitada educação brasileira. Educadores, alunos e seus familiares precisaram se adaptar a uma nova forma de ensino e aprendizagem através do uso das tecnologias. Mas, nem todas as famílias brasileiras tiveram os recursos necessários que possibilitassem aos seus filhos o acesso às tecnologias necessárias para manterem os estudos no longo período de isolamento social que manteve as escolas fechadas. Assim, milhares de crianças e adolescentes ficaram sem acesso adequado às atividades escolares. De acordo com dados divulgados em 2020 pelo Unicef em seu relatório “ Cenário da Exclusão Escolar”, o número de crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos sem acesso à educação no Brasil em 2019 foi de 1,1 milhão. Em 2020, essa cifra aumentou para cerca de 2,5 milhões, sendo 1,5 milhão de crianças e adolescentes fora da escola e outros 3,7 milhões sem ter nenhum tipo de acesso a atividades escolares seja na forma impressa ou por meio digital. Esse cenário colocou em xeque o direito constitucional de crianças e adolescentes de terem acesso à educação de qualidade, e com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Devido a todo esse cenário atual na educação brasileira, faz-se necessário a implementação de medidas e estratégias que possam mitigar os impactos negativos na aprendizagem e as perdas causadas pelo isolamento social e fechamento das escolas.. Neste sentido, este projeto se justifica como um importante instrumento educacional capaz de fazer frente às necessidades de fortalecimento do aprendizado de Matemática. Essa era uma demanda já existente antes da pandemia e que agora se faz ainda mais necessária. O projeto aqui proposto irá atuar no intuito de mitigar os danos e as perdas causados pela Pandemia de Covid-19 sobre o aprendizado de Matemática dos estudantes que serão atendidos e também ajudá-los a permanecer nas escolas, diminuindo assim a evasão escolar e estimulando a continuidade dos estudos. Já no âmbito extensionista, a política Nacional de Extensão Universitária propugna em conformidade com as orientações pactuadas no âmbito do FORPROEX, que a articulação da Extensão Universitária com as políticas públicas esteja orientada pelo compromisso com o enfrentamento da exclusão e vulnerabilidade sociais e combate a todas as formas de desigualdade e discriminação. Esse mesmo documento cita que dentre as áreas prioritárias na articulação da Extensão Universitária com as políticas públicas, estão a ampliação da oferta e melhoria da qualidade da Educação Básica e a melhoria do atendimento à criança, e ao adolescente. Assim, embasados nos dados oficiais sobre o ensino e aprendizagem da Matemática e nas políticas extensionistas, este projeto se justifica como um mecanismo que pode contribuir para a melhora do aprendizado de Matemática do seu público alvo. É fato que uma boa formação educacional do indivíduo funciona como um instrumento de efetivo combate à exclusão, à vulnerabilidade social, e à discriminação deste, já que o torna mais apto para o mercado de trabalho, fornece ferramentas que o ajuda a compreender e interpretar melhor o mundo à sua volta, repleto de informações veiculadas diariamente pelos meios de comunicação. Ao interpretar o mundo em que vive, esse indivíduo consegue interagir melhor com a sociedade, tomar decisões mais conscientes, agir com segurança, além de exercer o direito à cidadania de forma mais plena. Alguns indicadores sugerem que a Matemática tem importância fundamental e até determinística na formação educacional dos indivíduos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são muitas as evidências que mostram que ela (a Matemática) funciona como filtro para selecionar alunos que concluem, ou não, o Ensino Fundamental, ou seja, a dificuldade na aprendizagem da Matemática, faz com que muitos alunos abandonem os estudos ainda no Ensino Fundamental, atitude esta, que pode fragilizar e comprometer suas competências para a vivência em sociedade e para o exercício pleno da cidadania. Assim, este Projeto, na proposta de contribuir para a melhoria do aprendizado de Matemática dos alunos assistidos pelo CAZITA, pode ajudá-los a levar adiante os seus estudos e a alcançar uma melhor formação, além de vir ao encontro da articulação da Extensão Universitária, com as políticas públicas ao contribuir para a melhoria da Educação Básica, para um melhor atendimento à criança em situação de vulnerabilidade social e para uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Por fim, o acadêmico bolsista, terá a oportunidade de relacionar a teoria com a prática (práxis).

Beneficiário
O público direto que será atendido pelo Projeto de Extensão "Matemática e Cidadania", é formado por estudantes do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental, atendidos pelo Cazita no contraturno escolar. De forma indireta, esse Projeto também pretende beneficiar as famílias desses estudantes.