DIMENSÕES AFRICANAS NAS COMUNIDADES NEGRAS SUL MINEIRAS: PROPOSTAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Apresentação
O projeto tem como objetivo promover ações e práticas de educação antirracista na educação básica, especialmente com a produção de recursos didáticos oriundos das pesquisas e da ação de extensão proposta entre a comunidade negra do município sul-mineiro de Poço Fundo. Todas as atividades serão orientadas pela perspectiva dos saberes e dimensões africanas e afrodescendentes. Assim, o intuito principal da proposta é favorecer e possibilitar o desenvolvimento de recursos didáticos diversos no âmbito das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino de histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica.

Objetivos
Promover a educação das relações étnico-raciais em consonância com as leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008. Fortalecer o Programa de Ações Articuladas do NEABI-UNIFAL-MG. Criar parcerias com a comunidade negra de Poço Fundo e com as escolas do sul de Minas Gerais.

Justificativa
Cada vez mais se estuda e se compreende a importância da história e das culturas afro e ameríndias para o entendimento da formação da nação brasileira. Essa compreensão decorre do reconhecimento da contribuição histórica de afrodescendentes e indígenas para o desenvolvimento do país. Por esse motivo, duas leis - a 10.639/03 e a 11.645/08 - modificaram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) e instituíram a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Atualmente, é reconhecido pelos especialistas que estes dispositivos legais foram gerados pelas demandas e lutas das várias vertentes dos movimentos sociais negro e indígena no Brasil. Estes, por sua vez, integram um processo histórico mais amplo, que desde, pelo menos, as décadas de 1960 e 1970, é marcado pela pluralidade de manifestações que afirmam interesses em narrativas não eurocentradas e não universalizantes (FEIERMAN, 1993). Em decorrência disso, exige-se uma produção de conhecimento capaz de propagar os conteúdos socialmente demandados, quais sejam, as vivências e visões de mundo ou cosmologias das populações afro e ameríndias. Uma das formas de contribuir com esta propagação de conhecimento histórico não eurocentrado e não universalizante são os projetos de ensino, pesquisa e extensão propostos e desenvolvidos por agentes de instituições universitárias e da educação básica e de comunidades negras e indígenas. Por isso, o projeto Dimensões Africanas nas comunidades negras sul-mineiras: propostas para uma educação antirracista, vinculado ao Programa Articulado de Ações do NEABI-UNIFAL-MG, pretende produzir materiais e recursos didáticos pautados no debate antirracista especialmente em parceria com a comunidade negra da cidade de Poço Fundo. Desse modo, além das comunidades negras da região, docentes da educação básica e as comunidades escolares tornam-se públicos-alvo desse projeto.

Beneficiário
Comunidade negra de Poço Fundo, escolas da região e público interessado em geral.