CONSCIÊNCIA

Apresentação
O Projeto Consciência surgiu a partir de demandas socioecológicas e das perspectivas sobre sustentabilidade e consumismo consciente. Para discutir conceitos e criar hábitos sustentáveis em adolescentes de 11 a 15 anos, o Projeto Consciência propôs a Escola Estadual Prof. Levindo Lambert, uma parceria. Desse modo, o projeto, no ano de 2023, será ofertado a adolescentes, contribuindo para assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, Assim, a proposta do projeto Consciência é trabalhar o objetivo 12, dos 17 propostos pelas Nações Unidas, a fim de que possamos cooperar para atingirmos a Agenda 2030 no Brasil. Por meio de oficinas de sustentabilidade, esperamos auxiliar para a melhora da qualidade de vida, preservação ambiental e visão sobre saúde mental, uma vez que está interligada com o meio em que o indivíduo está inserido.

Objetivos
Incentivar a população alvo a adotar práticas de consumismo consciente, hábitos sustentáveis, a partir da construção de espaços comunitários de diálogo; promover oficinas a fim de desenvolver aprendizado e compreensão sobre a temática; desenvolver habilidades e criatividade em oficinas com material reciclável para promoção da saúde, manutenção de hábitos saudáveis e possível fonte de renda.

Justificativa
Com o crescente aumento no consumismo exacerbado da população, tem-se a necessidade de uma educação e conscientização a respeito da importância da preservação ambiental e do meio no qual estão inseridas. Dessa forma, o projeto visa uma educação em relação ao consumismo, qualidade de vida, formas sustentáveis de se criar uma comunidade mais autônoma e sustentável. Voltado a adolescentes de uma escola pública de Alfenas, este projeto visa desenvolver um olhar mais crítico sobre o consumo adequado dos recursos naturais disponíveis, para assim diminuir os desperdícios e incentivar o consumo consciente; reciclagem e reaproveitamento de recursos e conscientização sobre hábitos de vida saudáveis, para o bem-estar físico e mental dos beneficiários, bem como possível fonte de renda a partir das oficinas com material reciclável.

Beneficiário
Adolescentes estudantes da EE Prof. Levindo Lambert.