CONDIÇÕES CRÔNICAS: CUIDADOS INOVADORES

Apresentação
Programa multidisciplinar que constitui um espaço para o alinhamento e reflexão de temáticas que envolvem as condições crônicas, políticas de atenção à saúde, formação de recursos humanos, capacitação de cuidadores e referenciais teóricos e metodológicos para a implementação de ações inovadoras e a produção do conhecimento científico. As temáticas relacionadas a cronicidade e cuidado convergem aos interesses dos projetos vinculados e estão alinhadas à Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e ao Objetivo 3 do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) - Boa Saúde e Bem estar, porque contribuem para o bem estar e a redução da mortalidade prematura de pessoas com condições crônicas. As atividades serão desenvolvidas por meio de reuniões, oficinas, eventos, ações de educação e cuidado em redes sociais e presenciais. Vinculado ao grupo de pesquisa Processo Saúde - Doença na perspectiva sociocultural e parceria com CEM e Casa de Caridade de Alfenas.

Objetivos
Contribuir para o aperfeiçoamento docente, discente e de pesquisadores vinculados ao programa; Proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico e tecnológico; Contribuir para a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Desenvolver estudos em nível de graduação e pós-graduação, Propiciar a curricularização da extensão.

Justificativa
A formação do profissional de saúde para o cuidado às pessoas com condições crônicas deve pautar-se em referenciais teóricos e metodológicos que o possibilite a compreensão do processo de adoecimento para ofertar cuidados à saúde numa perspectiva da integralidade. Ademais, parte do princípio da responsabilidade da Universidade para a mudança da realidade social e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desenvolve ações numa perspectiva indissociável ensino, pesquisa e extensão, e tem por finalidade contribuir para ampliar as discussões acerca de temáticas relacionadas às condições crônicas, cuidados e saúde; propiciar a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade; refletir sobre a atuação multiprofissional numa perspectiva da integralidade do cuidado e proporcionar aos participantes a troca de saberes por meio do desenvolvimento científico retroalimentando à sociedade com novos saberes, em cumprimento a responsabilidade social da universidade. Essa proposta está alinhada à Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente no que se refere ao Objetivo 3 - Boa Saúde e Bem-Estar, com vistas a assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar, principalmente de pessoas com condições crônicas, por meio de ações de promoção, prevenção e de tratamento com a finalidade de proporcionar melhor adesão ao tratamento e redução de complicação e de morbimortalidade, formação de profissionais com competência para lidar com as pessoas com cronicidade, capacitação de cuidadores e participar ativamente das políticas públicas de saúde.

Beneficiário
pessoas com condições crônicas e seus familiares, profissionais de saúde, pesquisadores interessados na temática, comunidade acadêmica e a sociedade.