ENTENDENDO O QUE É UM JOGO, COM GAMEMAKER

Apresentação
Gamemaker é uma engine para criação rápida e prática de jogos 2D, focada na facilidade e na agilidade de tirar as ideias do papel. Com base nela, é possível compreender os meandros das funcionalidades de um jogo em baixo-nível, por suas características menos automatizadas.

Objetivos
O curso “Entendendo o que é um jogo, com GameMaker” tem como objetivo demonstrar de maneira prática o núcleo em código de como funciona um jogo. Em paralelo, ainda ensinar a, de fato, colocar uma ideia na prática usando a engine GameMaker 2. Mais especificamente, a meta é que os participantes compreendam os conceitos de: sprite, objeto, room, shader, funções, e outras features do GameMaker, para assim compreender em baixo-nível os algoritmos de um game.

Justificativa
Atualmente, os jogos são uma das formas de entretenimento mais populares em todo o mundo, e a indústria de jogos eletrônicos tem crescido rapidamente nos últimos anos. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem completamente o que é um jogo e como ele funciona. O curso oferecerá aos participantes uma compreensão básica dos elementos fundamentais de um jogo. Os participantes também aprenderão a criar seu próprio jogo utilizando GameMaker 2, que é uma ferramenta popular e acessível para desenvolvedores de jogos iniciantes. Além disso, é uma oportunidade para que os participantes desenvolvam suas habilidades em programação, resolução de problemas e pensamento criativo, que são habilidades valorizadas em muitas áreas de atuação profissional. Portanto, a criação do curso "Entendendo o que é um jogo, com GameMaker" é justificada pela necessidade de fornecer uma introdução abrangente ao desenvolvimento de jogos e habilidades relacionadas, de maneira acessível e prática.

Beneficiário
Toda a comunidade da região, com foco nos discentes da Unifal.