VI SEMANA ACADÊMICA DA FÍSICA

Apresentação
A Semana Acadêmica da Física é uma ação promovida pelo Departamento de Física – ICEx da UNIFAL-MG com o objetivo de promover diálogo e interação entre estudantes de graduação, do mestrado acadêmico e profissional, participantes do PIBID, corpo docente, pesquisadores da área de Física, comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Durante o evento, serão realizadas palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos por alunos de graduação e pós-graduação, além de visitas dos estudantes do ensino básico aos laboratórios do Departamento de Física.

Objetivos
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Justificativa
A Semana Acadêmica do curso de Física-Licenciatura (SAF) é um evento de grande importância para os estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Nesse evento, os estudantes têm a oportunidade de discutir de maneira crítica temas relevantes para sua formação cidadã e profissional, os quais, muitas vezes, não são abordados ao longo de sua trajetória acadêmica. Além disso, a SAF é um ambiente intelectual propício para a troca de experiências entre os estudantes e professores do Departamento de Física (DF), juntamente com convidados, discentes e docentes de outros departamentos e da comunidade externa que estejam interessados em participar do evento. Além da relevância da SAF para os estudantes, esse evento pode contribuir consideravelmente para o aprimoramento das atividades realizadas pelo DF. Isso ocorre porque, entre outros fatores, os cursos de licenciatura na área de ciências exatas no Brasil e no mundo buscam estabelecer uma identidade própria, visto que, em geral, surgem como desdobramentos de bacharelados ou são compostos por um corpo docente proveniente de bacharelados e áreas de pesquisa relacionadas à ciência e tecnologia, e não à educação em ciências. Dentro dessa perspectiva, é essencial que existam espaços e momentos de discussão que possam diagnosticar, propor e traçar diretrizes para minimizar possíveis distorções nos cursos de licenciatura, sendo fundamental que haja oportunidades para análises críticas de tudo o que já é desenvolvido pelo curso, incluindo práticas de ensino, projetos de pesquisa e extensão, entre outros, a fim de propor metodologias inovadoras que possam aprimorar a formação dos estudantes do DF e, dessa forma, contribuir para a excelência das atividades realizadas pelos egressos do curso. Considerando ainda o tripé ensino, pesquisa e extensão, também é importante que existam espaços nos quais o DF e seus membros, sejam eles estudantes, professores ou colaboradores, possam interagir com indivíduos de outras áreas da universidade e da comunidade externa, especialmente aqueles cujos interesses estejam diretamente relacionados às atividades do DF, como professores do ensino fundamental e médio que lecionam assuntos direta ou indiretamente ligados à Física, bem como estudantes do ensino médio que tenham interesse na área e pretendam ingressar na universidade no futuro. Nesse contexto, a SAF se apresenta como um espaço dialógico altamente produtivo para a interlocução entre pessoas envolvidas ou não com o DF e o curso de licenciatura em Física, além de promover uma análise crítica e construtiva das atividades realizadas pelo departamento, possibilitando sugestões de aprimoramentos. Outro aspecto importante abrangido pela SAF diz respeito às palestras, minicursos e mesas-redondas que serão oferecidos durante o evento. Considerando as limitações naturais das instituições de ensino superior, os estudantes frequentemente não têm oportunidades de interagir com determinadas áreas de pesquisa ou temas mais específicos que são relevantes para sua formação social e profissional. Nesse sentido, as palestras e a mesa-redonda proporcionarão ao público da SAF a oportunidade não apenas de ouvir especialistas em temas específicos, mas também de dialogar com eles. Por sua vez, os minicursos, preparados e ministrados pelos estudantes do DF, fornecerão em um curto espaço de tempo conhecimentos que não são abordados durante a graduação ou pós-graduação. Em resumo, os desafios enfrentados pelos licenciados em Física ao longo de sua atuação profissional, especialmente em sala de aula, não são novos, mas estão em constante evolução. A sociedade está em constante mudança, assim como as relações entre professores e alunos e os processos de ensino-aprendizagem. Portanto, a V Semana da Física configura-se como um evento de grande potencial para a formação dos estudantes do DF e para a interação dialógica entre o DF, seus membros e os demais membros da comunidade acadêmica e externa.

Beneficiário
Integrantes do Departamento de Física, desde discentes da graduação e pós-graduação, a docentes ou demais colaboradores, outros membros da comunidade acadêmica da UNIFAL e de demais universidades da região, bem como membros da comunidade externa, professores e alunos do ensino básico.