EAT UNIFAL-MG

Apresentação
O tabagismo ativo é a maior causa de morte evitável no mundo ocidental. O EAT (Education Against Tobacco) é uma rede mundial de combate ao tabagismo, presente em mais de 15 escolas de medicina nacionais. Através do aconselhamento e de atividades dinâmicas interativas como o uso dos aplicativos “smokerface”, que projeta a face do indivíduo no futuro caso ele faça uso do cigarro, e “smokerstop”, que fornece suporte para aqueles que gostariam de cessar o tabagismo, atua na prevenção primária em estudantes das escolas da região em que é implantado. O EAT UNIFAL-MG faz parte da rede mundial de combate ao tabagismo e está vinculado ao Programa: Núcleo de Alimentação Escola e Saúde Interdisciplinar - NAESI. Vale ressaltar a relevância de renovação deste projeto que tem promovido eventos e ações educativas sobre importante tema de Saúde Pública com atuação intersetorial entre a saúde e a educação e impacto positivo para adolescentes e jovens.Aprimora

Objetivos
1) Aprimorar os materiais da rede EAT-Brazil considerando as avalições das interveções realizadas em 2022 e considerando as sugestões dos educadores da rede municipal de educação de Alfenas. 2)Organizar palestras presenciais e virtuais interdisciplinares que associam o efeito deletério do tabaco as diversas áreas do conhecimento; como, por exemplo, o tabagismo sob a visão da psicologia. 3) Realizar postagens informativas nas redes sociais do projeto. 4) Realizar intervenções presenciais e promover dinâmicas nas escolas de Alfenas assim que a situação epidemiológica permitir, visando desestimular o início do consumo de tabaco na adolescência, bem como encorajar aqueles que fumam a interromper o uso. 5) Coletar dados não nominais do público alvo envolvido para posterior estudo da efetividade do projeto. 6) Divulgar o projeto bem como os seus resultados para outras escolas médicas do país, fomentando a expansão da rede Education Against Tobacco Brazil.

Justificativa
Segundo o Relatório Global de Tabagismo da Organização Mundial da Saúde de 20094, estima-se que mais de um bilhão de pessoas são fumantes no mundo, sendo que as estimativas são de que esse número se eleve para dois bilhões em 2030. A distribuição epidemiológica aponta que os países em desenvolvimento são os mais afetados; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)5, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer(INCA), demonstrou em 2008 que aproximadamente 17,2% da população brasileira faz uso regular de tabaco, o que equivale a cerca de 25 milhões de pessoas. Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz estimou a carga do tabagismo no Brasil em 2011, concluindo que o mesmo foi responsável naquele ano por 147.072 óbitos evitáveis (403 mortes por dia), 2,69 milhões de anos de vida perdidos, 157.126 infartos agudos do miocárdio, 75.663 acidentes vasculares cerebrais e 63.753 diagnósticos de câncer, representando um custo de R$23,37 bilhões para o sistema de saúde6. Segundo dados do VIGITEL Saúde Complementar (Ministério da Saúde, 2014), a frequência de adultos fumantes beneficiários de planos de saúde nas capitais brasileiras e Distrito Federal foi de 8,7%, sendo maior no sexo masculino (10,3%) do que no feminino (7,3%). Estudos apontam que a idade média de início do consumo de tabaco é de 15-16 anos, sendo que existe uma correlação direta entre início precoce do consumo de tabaco, grau de dependência e complicações decorrentes do seu uso crônico. Pesquisas demonstram que cerca de 70% dos adolescentes que experimentam cigarro tornam-se dependentes do tabaco. Também demonstram que 80% dos fumantes querem deixar de fumar, mas apenas 3% alcançam êxito nesse esforço. Dessa maneira, a prevenção do consumo de tabaco na adolescência, maior grupo de risco para o início da dependência do fumo, torna-se uma estratégia valiosa como política de controle e prevenção do tabagismo.

Beneficiário
Adolescentes de 12 a 17 anos que estudam scolas municipais de Alfenas, acadêmicos de diversas áreas do conhecimento e público geral que manifestar interesse, ao seguir as redes sociais e acompanhar as palestras e postagens.