APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO HOSPITALAR – APEC-H

Apresentação
O PE deve ser ensinado com base na legislação vigente no país e no conhecimento atualizado, de forma transversal e gradativo, nos cursos técnico em enfermagem, na graduação, na pós-graduação de enfermagem e aos profissionais nas práticas de educação permanente, continuada e em serviço nas Instituições de saúde, orientando desta forma a identidade profissional. Neste sentido, com vistas à melhoria da integração academia-serviço emerge a presente proposta intitulada como “APEC-H”, cujo objetivo refere-se à implementação do PE nos hospitais de referência do Município de Alfenas, campos para o ensino, a pesquisa e a extensão em articulação com as unidades acadêmicas da UNIFAL/MG. O Projeto de extensão, APEC-H, é vinculado ao Programa APEC e será desenvolvido, preferencialmente, pelos ligantes da “Liga Acadêmica do Processo de Enfermagem – LIGAPE – UNIFAL/MG” junto aos profissionais de enfermagem vinculados aos hospitais localizados no Município de Alfenas, Minas Gerais.

Objetivos
Objetivo Geral: Contribuir para a consolidação da implantação e da implementação do Processo de enfermagem nas instituições hospitalares situadas no Município de Alfenas – MG, além de contribuir para a formação de alunos e de profissionais de enfermagem acerca do PE. Objetivos Específicos: Promover uma análise diagnóstica das instituições hospitalares participantes da ação, com vistas a identificar as principais dificuldades para a implementação do processo de enfermagem na assistência; Contribuir para a qualificação de profissionais de enfermagem vinculados as instituições hospitalares para a aplicação do processo de enfermagem; Implementar aos profissionais de enfermagem, vinculados as instituições hospitalares do do Município de Alfenas, um módulo educativo (EaD) sobre o PE e as taxonomias da NANDA-I, NIC e NOC; contribuir para a disseminação da temática entre a sociedade por meio dos eventos/cursos a serem realizados (palestras diversas ao longo do ano); contribuir para a educação permanente dos profissionais da atenção hospitalar do Município de Alfenas sobre o PE; contribuir para o desenvolvimento acadêmico de alunos de cursos de graduação e pós-graduação da área de enfermagem da UNIFAL-MG acerca do processo de enfermagem; contribuir para o desenvolvimento de instrumento validados para a aplicação do processo de enfermagem no contexto hospitalar.

Justificativa
Considerando as inúmeras dificuldades retratadas na literatura para a implementação do PE pelos profissionais da enfermagem, sendo aquela mais apontada a falta de conhecimento destes profissionais, o Projeto APEC-H foi proposto. Soma-se a isto para a necessidade em se fazer cumprir o que é preconizado pela Resolução COFEN N. 358/2009, ao abordar que o PE deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Logo, é de suma importância que os profissionais de enfermagem vinculados as instituições hospitalares localizadas no município de Alfenas/MG, conheçam e saibam aplicar o PE, bem como as taxonomias de Enfermagem. Todo esse processo, irá contribuir positivamente para que os profissionais de enfermagem atuem na prática assistencial subsidiados pelo conhecimento científico. Para tanto, a fim de qualificar estes profissionais acerca do PE e com o escopo de nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico, justifica-se o desenvolvimento deste projeto. Quanto à comunidade externa, este projeto pretende contribuir para uma assistência em saúde com qualidade e segurança prestada pelos profissionais de enfermagem vinculados as instituições participantes desta ação.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG; enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados a Atenção Hospitalar do município de Alfenas; usuários e/ou pacientes assistidos pelos profissionais participantes deste projeto.