NUTRICOMPARTILHA 2023

Apresentação
Estudos recentes mostram uma alta prevalência de insegurança alimentar entre os estudantes universitários e, fatores como a renda, falta de tempo para preparar as refeições e a não administração das finanças, fazem com que a alimentação seja um fator deixado de lado pela maioria dos estudantes universitários (DAVIDSON e MORRELL, 2020). Assim, Trata-se de um projeto que tem como objetivo desenvolver práticas integrais de ação e reflexão da Nutrição possibilitando aos extensionistas a percepção do trabalho em saúde como um ato pedagógico de compromisso social, ético e de construção coletiva de cidadania. Além disso, pretende fortalecer o processo de formação, geração de conhecimentos, prevenção de doenças e promoção de saúde aos discentes da UNIFAL-MG, que facilitem o desenvolvimento das competências necessárias para se abordar integralmente o processo saúde-doença, através de metodologias ativas e práticas educativas.

Objetivos
Incentivar a alimentação saudável entre os participantes da ação, com vistas a minimizar os riscos da insegurança alimentar e nutricional.

Justificativa
A mudança de comportamento é um grande desafio para a humanidade desde a sua existência. Dada a complexidade das intervenções dietéticas para melhoria de hábitos alimentares, muitas vezes os nutricionistas se deparam com a baixa expectativa dos pacientes diante do contexto alimentar. O método prático ensino-aprendizagem, tende a ter maior procura e adesão de práticas alimentares. Sendo assim, as ações que serão ofertadas terão o intuito de transmitir orientações nutricionais aos participantes, voltadas para uma alimentação saudável, com foco na renda, falta de tempo para preparar as refeições e até mesmo no armazenamento adequado dos alimentos, encaixando no contexto da maioria da população.

Beneficiário
Todas as pessoas que se interessarem pelo tema, tanto da comunidade interna quanto externa à Unifal-MG