CÍRCULO MATEMÁTICO DA UNIFAL - APRENDENDO A AMAR A MATEMÁTICA

Apresentação
O presente projeto visa colaborar com a formação matemática dos estudantes do ensino fundamental 2, ajudando-os a se relacionarem, com segurança, com os conceitos básicos de matemática e proporcionar uma segunda possibilidade de aprendizagem de matemática, A ação visa promover a conexão da universidade com a sociedade e, consequentemente, unificar ensino, pesquisa e extensão, o que vem ao encontro com os objetivos da curricularização da extensão. A ação será executada na escola Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado. Os círculos matemáticos são encontros semanais e/ou quinzenal, extraclasse, com 1h30 de duração, com grupos de no máximo 10 alunos. Os objetivos são discutir problemas matemáticos, sob a liderança de um ou mais professores da UNIFAL-MG, Poços de Caldas. Nos encontros serão propostos exercícios e jogos de forma que os alunos estejam livres para tentar resolver os problemas sem o rigor das regras matemáticas.

Objetivos
Objetivos gerais: desmistificar a cultura de disciplina difícil e inacessível que a maioria dos estudantes têm a respeito da matemática, ensinar o gosto pela matemática e intensificar o papel da extensão universitária na educação matemática. Objetivos específicos: reforçar e complementar o trabalho realizado em sala de aula; desenvolver a lógica matemática e as estratégias de resolução de problemas; aplicar a teoria das Mentalidades Matemáticas; melhorar a autoestima em relação à matemática; exercitar a cooperação; desenvolver um plano de divulgação dos conhecimentos gerados ao longo do projeto.

Justificativa
Nos últimos anos tem-se observado uma grande defasagem no conhecimento de matemática básica entre os ingressantes na UNIFAL, principalmente, após a pandemia de COVID. Observa-se, além da falta de conhecimento, uma aversão à matemática, mesmo entre os discentes que desejam cursar engenharia, provocando, assim, um aumento da evasão nos primeiros períodos do curso. Recentemente, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) divulgou que apenas 5% dos estudantes de escolas públicas terminam o ensino médio com o conhecimento esperado em matemática (portal QEdu, disponível em: https://qedu.org.br/brasil/ideb). Parte deste problema está na falta de preparo dos professores em mostrar que todos podem aprender e serem bons em matemática. Assim, este projeto de formação continuada, a partir da troca de experiências e com uma participação colaborativa de todos os envolvidos, tem como objetivo principal desmistificar e democratizar a matemática, ou seja, torná-la acessível para todos. Isso vem ao encontro de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS 4 (Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos). Com a intenção de alcançar os alunos do ensino médio, o projeto Círculo Matemático da UNIFAL – Aprendendo a Amar a Matemática será, nesse primeiro momento, executado com os alunos dos anos finais do ensino fundamental para que eles iniciem o ensino médio com mais afinidades com a matemática.

Beneficiário
Alunos da Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado do 8˚ e 9º ano do ensino fundamental.