OUSADIA NO DIÁLOGO: PROJETOS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA ESTADUAL NAPOLEÃO SALLES

Apresentação
O evento foi idealizado durante o Programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES, sendo que a temática em questão desenvolvida foi baseada no livro “Caminhar e Construir: ciências humanas e sociais aplicadas” de Márcio Vitiello e Gianpaolo Dorigo (2021). A temática escolhida dentro das opções disponíveis no livro escolhido foi “A socialização na era digital’’, temática a qual tem por finalidade desenvolver com os alunos a Fake News, suas formas de propagação, como evitar e a importância do cuidado em procurar informações verídicas. A ideia, desde o começo, era encerrar este projeto com um PodCast, o qual os próprios alunos formulassem a estrutura e desenvolvessem a habilidade de pesquisar informações, verificar a veracidade e transformar o conhecimento coletado em algo prático. Sendo este evento o momento de compartilhamento dos vídeos produzidos, promovendo a aproximação dos estudantes da educação básica com a Unifal-MG.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O uso das tecnologias digitais em sala de aula vem ganhando cada vez mais espaço de discussão entre educadores em todo o âmbito nacional, nota-se isso nos eventos científicos, como uso das tecnologias no ensino, sempre contam com seu próprio eixo temático nas rodas de conversas e apresentações de trabalhos. A utilização dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, principalmente na educação escolar, tem sido salientada nos documentos oficiais que regem a educação em nosso país, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os currículos oficiais, como por exemplo o Currículo Referência Mineiro que dialogando ressalta o uso das tecnologias Compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva; [...] ( MINAS GERAIS, Currículo p. 10. Apoiados nisso, o projeto representa importância para contribuir com esse objetivo da escola, a qual muitas vezes sozinha e com uma alta demanda de trabalho, possui dificuldades em desenvolver projetos integradores, e entendemos também, o papel social da universidade em expandir suas ações para a comunidade.

Beneficiário
Professores e estudantes da EE Dr. Napoleão Sales