PROCESSO DE ENFERMAGEM COMO TECNOLOGIA DO CUIDADO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE: INSTRUMENTALIZANDO PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Apresentação
Processo de enfermagem como Tecnologia do Cuidado na Rede de Atenção à Saúde: Instrumentalizando Profissionais de Enfermagem" é um curso de atualização que busca um aprofundamento de enfermeiros acerca das Linguagens padronizadas da NANDA-I, NIC E NOC, bem como o aprendizado do processo de raciocínio clínico nas etapas de diagnósticos de enfermagem e de planejamento da assistência de enfermagem, com vistas a auxiliar na adesão e na aplicação do Processo de Enfermagem na prática clínica destes profissionais. O curso será desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância (EaD) por metodologia específica de aprendizado com carga horária total de 30 horas, dividido em 10 Módulos que contêm vídeo-aulas, Ebooks, exercícios de direcionamento, indicação de leitura de artigos científicos, e casos clínicos. Ressalta-se que o curso está vinculado ao Programa APEC e será ofertado pelo Projeto APEC-H no contexto hospitalar e pelo Projeto APEC-APS no âmbito da atenção primária à saúde.

Objetivos
• Propiciar aos enfermeiros um espaço de aperfeiçoamento e de atualização sobre o Processo de Enfermagem, por meio de discussão e de troca de experiências para a obtenção de melhores resultados na prática assistencial • Atualizar sobre as bases legais para a implementação do processo de Enfermagem; • Aprofundar os conhecimentos acerca do Processo de Enfermagem; • Trabalhar o raciocínio clínico em diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, e no planejamento utilizando NIC e NOC; • Alcançar o aprendizado para resolver casos clínicos, bem como aplicação em casos da prática clínica, com vistas a nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico.

Justificativa
No campo de atuação profissional, a enfermagem busca, enquanto ciência, a consolidação da profissão com uma estrutura de conhecimentos próprios que fundamentem o saber-fazer em seu cotidiano do cuidado, no seu processo de trabalho, com elementos que representem a sua identidade profissional. Dessa forma, procura uma maior visibilidade e sentimento de pertencimento que propicie a definição das competências particulares, autonomia, reconhecimento e respaldo na tomada de decisão acerca de questões inerentes às atribuições da profissão (FERNANDES et al., 2018). Com o escopo de alcançar tal consolidação, destaca-se o Processo de Enfermagem (PE), que se constitui como um saber específico e necessário para a profissionalização, autonomia e formação da identidade profissional. Sob esse prisma, o PE representa o instrumento para dar suporte à tomada de decisão na formulação de políticas públicas, com vistas à organização do trabalho em saúde, à qualificação da formação em Enfermagem e sua regulamentação (PIMENTA; SOUZA, 2017). Logo, é de suma importância que o enfermeiro tenha conhecimento necessário acerca de todas as etapas do PE e as taxonomias utilizadas, bem como tenha participação na construção e na consolidação do sentimento de pertença ao grupo profissional, pois se a centralidade desta profissão é o cuidado, o PE é a forma de conferir-lhe racionalidade científica capaz de evidenciar a especificidade do saber/fazer (GUTIE´RREZ; MORAIS, 2017). Por conseguinte, entende-se neste processo, a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) de Enfermagem de investir esforços na formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de aplicarem o PE. Além disso, para assegurar o ensino do PE de modo transversal, convém-se que as IES promovam contínua qualificação pedagógica e realizem a política de educação permanente nos serviços (BRASIL, 2009). Cumpre assinalar que a flexibilidade da Educação a Distância (EAD), por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), é uma alternativa para a atualização e capacitação de profissionais, uma vez que oportuniza o tempo, ajusta-se à rotina individual, e tem demonstrado ser efetiva no processo de ensino-aprendizagem (TAVARES et al., 2018). Diante de tais ponderações, é de suma importância que enfermeiros, conheçam e saibam aplicar o PE, bem como as taxonomias de Enfermagem. Todo esse processo, irá contribuir positivamente para que atuem na prática clínica subsidiados pelo conhecimento científico (SILVA et al., 2019). Para tanto, a fim de atualizar os enfermeiros acerca desta temática e com o escopo de nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico., justifica-se este curso e sua relevância.

Beneficiário
Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados a Atenção Hospitalar do município de Alfenas.