LABORATÓRIO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM O ENSINO MÉDIO

Apresentação
O Laboratório de Orientação Profissional: uma proposta de integração da Universidade com o Ensino Médio – LOP objetiva desenvolver ações e atividades que estimulem a consciência crítica e aumentem as possibilidades de planejamento consciente e responsável acerca do projeto de vida de estudantes do Ensino Médio de escola(s) pública(s) estadual(is), por meio da integração destas instituições com a UNIFAL-MG. Suas atividades serão direcionadas à interação com estudantes do ensino médio de Varginha, visando promover ações que possibilitem, a partir da ação educativa, a compreensão e inserção desses estudantes em temas relacionados a cidadania, mercado de trabalho, formação acadêmico-profissional. Buscar-se-á propiciar aos estudantes da escola receptora maior qualificação e consciência crítica em relação às temáticas apresentadas, por meio de ação didático-pedagógica crítica, com orientações acerca das temáticas apresentadas nos aspectos metodológicos desta proposta.

Objetivos
Objetivo Geral: Desenvolver ações e atividades que estimulem a consciência crítica e aumentem as possibilidades de planejamento consciente e responsável acerca do projeto de vida de estudantes do Ensino Médio de escola(s) pública(s) estadual(is), por meio da integração destas instituições de ensino com a Universidade Federal de Alfenas. Objetivos Específicos: • Promover maior integração entre os discentes, docentes da UNIFAL-MG e estudantes do ensino médio; • Estimular o exercício da cidadania de todos os atores envolvidos no projeto; • Contribuir para o desenvolvimento da consciência crítica e autônoma acerca da formação profissional e inserção no mercado de trabalho, vinculada à projetos de vida; • Desenvolver a consciência sobre a importância da educação no processo de formação profissional; • Discutir a importância da inclusão digital como importante ferramenta no processo de formação profissional e desenvolvimento da cidadania.

Justificativa
Nesta proposta, entendemos que é papel da educação estimular os jovens a desenvolver maior consciência da realidade em que estão inseridos, principalmente acerca de sua qualificação profissional e de sua vida como estudantes e cidadãos. O tema “Trabalho e Projeto de Vida” está previsto nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e prevê que o desenvolvimento dos alunos deve envolver a valorização da “diversidade de saberes e vivências culturais”, apropriação “de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”. (BRASIL, 2018). Portanto, na conjuntura atual, desenvolver ações e atividades que estimulem a consciência crítica aumenta as possibilidades de planejamento consciente e responsável acerca do projeto de vida dos estudantes. Neste contexto, o LOP tem por objetivo apresentar aos estudantes de escolas públicas da cidade de Varginha/MG possibilidades de qualificação acadêmico- profissional e estimular a consciência crítica destes, auxiliando-os no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho, às possiblidades de continuidade de seus estudos e a seu papel como cidadão por meio da integração com a Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. Com este projeto, esperamos contribuir com a formação cidadã dos estudantes e com o planejamento responsável e crítico de seu projeto de vida. Para tanto, as atividades serão orientadas por discussões que envolvam mercado de trabalho, pensamento crítico, valorização do conhecimento e da educação, motivação para o estudo, autovalorização dos sujeitos como estudantes e profissionais, estabelecendo uma parceria sólida entre universidade e escola(s), com a finalidade de promover a integração dessas instituições e, assim, contribuir com a eliminação de barreiras no acesso ao ensino público superior e à qualificação profissional adequada. De acordo com a BNCC para o Ensino Médio, a escola deve proporcionar aos estudantes experiências que visem “a preparação básica para o trabalho e a cidadania”, orientada pelo “desenvolvimento de competências que possibilitem aos estudantes inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível, criando possibilidades para viabilizar seu projeto de vida e continuar aprendendo [...]”. Nesse contexto, desenvolver ações que despertem a consciência crítica para esses aspectos aumenta a capacidade de o ingressante no mercado de trabalho atender às demandas desse mercado, sem perder de vista seu projeto de vida e a necessidade de constante aperfeiçoamento. Torna-se necessário fazer da escola um instrumento vivo que associe a educação com a vida. Assim feito, pode-se construir a ideia de uma educação consciente, diminuindo, principalmente, a grande diferença que, muitas vezes, existe entre trabalho e a possibilidade de continuidade dos estudos. O Ensino Médio tem um papel importante nessa dimensão. Isso porque se situa em um momento estratégico da formação escolar, significando, para muitos estudantes de escolas públicas, a fase final de seu processo de formação acadêmica, especialmente para aqueles estudantes que já estão inseridos ou precisam se inserir no mercado de trabalho, já que, segundo a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados no ensino superior. Oferecer formação crítica , ativa, responsável e alinhada com seus projetos de vida surge como contribuição para sua inserção mais consciente na sociedade e no mercado de trabalho. Uma ação educativa que associe visão crítica da sociedade e possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho certamente pode atingir esse objetivo. Do ponto de vista da formação dos discentes da UNIFAL-MG, o LOP apresenta-se como uma importante ferramenta de engajamento social e também desenvolvimento de habilidades de comunicação e interação e de consciência acerca de seu papel e do papel da universidade na sociedade. Além disso, destaca-se o aprendizado na prática da flexibilidade, como resultado do contato com diferentes realidades e percepções de mundo.

Beneficiário
Comunidade externa, formada por estudantes do ensino médio de escola(s) pública(s) do município de Varginha. A definição do número exato de escolas vai depender da quantidade de discentes da UNIFAL-MG que participarão como voluntários do projeto.