ESCUTA TERAPÊUTICA

Apresentação
Esta é uma iniciativa que integra de forma sinérgica o ensino, pesquisa e extensão, com um foco direcionado à escuta terapêutica de pacientes que enfrentam doenças oncológicas ou outras condições graves, frequentemente necessitando de cuidados paliativos. O projeto capacita estudantes da área da saúde para prestar um atendimento de alta qualidade e mais humanizado. Além disso, preenche uma carência na região, fornecendo à sociedade um serviço de atenção multidisciplinar altamente qualificado.

Objetivos
Promover a criação de atitudes e ambientes propícios para uma verdadeira interação intersubjetiva, facilitando o cultivo de uma sabedoria prática na área da saúde, que leve em conta as necessidades de escuta terapêutica de pessoas enfrentando doenças oncológicas ou outras condições graves, muitas vezes em situação de cuidados paliativos.

Justificativa
Essa ação se justifica pela necessidade de disseminar conhecimentos voltados para a escuta terapêutica e cuidados paliativos entre profissionais de saúde em formação. Não se trata apenas da geração de conhecimento nessas áreas sensíveis da saúde, mas também da disseminação desse conhecimento e da sua aplicação nas práticas de atenção a pessoas com doenças oncológicas ou outras condições graves de saúde. Por meio do projeto, a universidade assume um papel crucial na formação de estudantes para se tornarem profissionais de saúde que compreendem a importância da escuta terapêutica e do atendimento humanizado em situações de cuidados paliativos. A disseminação eficaz do conhecimento sobre escuta terapêutica e cuidados paliativos e a possibilidade de aplicar esses conhecimentos com pessoas que necessitam desse tipo de atenção é imperativa, pois capacita os futuros profissionais da saúde a oferecerem cuidados mais compassivos e sensíveis às necessidades dos pacientes em fases avançadas de doenças. Ao colocar em prática esse conhecimento junto à sociedade, a universidade contribui para a promoção de uma abordagem mais humanizada à atenção à saúde, proporcionando conforto e apoio tanto para os pacientes quanto para suas famílias. Assim, as atividades desenvolvidas pelo projeto desempenham um papel central na formação de profissionais de saúde que não apenas possuem conhecimento técnico, mas também são habilitados a oferecerem apoio emocional, escuta atenta e cuidados paliativos de alta qualidade. Essa abordagem não apenas atende às necessidades da formação de estudantes de saúde, mas também contribui para uma sociedade mais compreensiva e empática em relação aos desafios de saúde enfrentados por indivíduos em condições de cuidados paliativos.

Beneficiário
Indivíduos portadores de doença oncológica ou outras condições graves e profissionais de saúde em formação.