LEGADO AMBIENTAL

Apresentação
O desenvolvimento sustentável e a educação ambiental se tornaram uma grande demanda de governo e sociedade e envolvem muitas ações dos diferentes segmentos da população, no que tange aos direitos e deveres do homem para com o ambiente, inserindo a análise das relações ciência-tecnologia-sociedade. Tal tema é altamente relevante, sobretudo em uma sociedade que busca melhoria na qualidade de vida, transformação social dos cidadãos com foco em preservação, restauração e desenvolvimento ambiental, destacando, principalmente, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa Legado Ambiental buscará promover, por meio de diversas atividades, a sensibilização/conscientização socioambiental junto à comunidade, incluindo o ambiente da UNIFAL-MG (acadêmicos, servidores e colaboradores), a sociedade civil e o público externo em geral, fomentando assim, impactos positivos e relevantes, além de formar agentes multiplicadores junto à sociedade.

Objetivos
-Promover ações intra e extramuros à UNIFAL-MG, com o intuito de estabelecer rotinas e práticas para o desenvolvimento sustentável a partir de diferentes atividades. -Promover projetos e evento que envolvam a comunidade de Alfenas e região em diferentes temáticas que visem a sensibilização para o desenvolvimento sustentável, visando a economia e racionalidade de uso dos recursos naturais, entre outros temas. -Promover interação dialógica com a comunidade de forma presencial quando possível e virtual, a fim de ampliar a área de abrangência das ações desenvolvidas, levando à um público ainda maior, conteúdos de educação ambiental. – Realizar ações que promovam redução de desigualdades sociais e de gênero, como prevê o ODS 5.

Justificativa
O comprometimento dos cidadãos e das instituições públicas e privadas com o desenvolvimento sustentável, vem se apresentando como uma solicitação frequente, de diferentes cúpulas de países e órgãos nacionais e internacionais, representados nas Organizações das Nações Unidas (ONU). O ser humano precisa se compreender como parte integrante do ambiente e assimilar que, dessa forma, suas ações e hábitos geram consequências em diversos contextos e que impactam não apenas sua vida, mas a de todos os integrantes do ecossistema. Tal percepção coaduna com os preceitos dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. Com o desenvolvimento de tal compreensão, serviços e práticas consideradas ambientalmente corretas, têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade. De acordo com Marques (2014), uma mudança na conduta dos seres humanos é crucial para a reversão do quadro de degradação ambiental. Nesse cenário e, tendo em vista a frequente falta de instrução da sociedade, acerca de práticas adequadas à realidade, junto à preocupação socioambiental, se torna fundamental o desenvolvimento de ações com um apelo à educação ambiental e que, por sua vez, atuem no direcionamento de ações, que promovam a instrução da população para práticas sustentáveis. De acordo com Guimarães (2005), esse é um dos meios mais eficazes para provocar mudanças de hábitos nos envolvidos nas ações, independente da idade dos diferentes públicos. Dessa forma, o já tradicional programa Legado Ambiental, é relevante para a formação e sensibilização dos indivíduos e da comunidade, destacando sobre seu papel fundamental no meio ambiente ao qual estamos inseridos. Buscaremos contribuir para a construção da percepção do ser humano como integrante do ambiente local e regional, pois proporcionaremos informação, levaremos reflexões sobre o ambiente como um todo e fomentaremos a aquisição de valores sociais e éticos no público envolvido. O programa também irá auxiliar no contato dos graduandos e pós-graduandos participantes com alguns setores da sociedade, que serão abordados pelas ações componentes.

Beneficiário
Comunidade acadêmica e administrativa da UNIFAL-MG (acadêmicos, servidores e colaboradores), população de forma geral, pela atuação dos agentes multiplicadores formados a partir de tais ações, toda comunidade que as ações presenciais ou virtuais terão alcance e colaboradores da empresa parceira.