DOMINE A PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: ANAMNESE E EXAME FÍSICO

Apresentação
"Domine a Primeira Etapa do Processo de Enfermagem: Anamnese e Exame Físico” é um curso de atualização para os profissionais enfermeiros dos serviços de saúde que tem como objetivo propiciar maior conhecimento, habilidade e competência técnica para a execução da primeira etapa do Processo de Enfermagem. O curso será desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância (EaD) por metodologia específica de aprendizado com carga horária total de 30 horas, dividido em Módulos que contêm videoaulas, Ebooks, exercícios de direcionamento, indicação de leitura de artigos científicos, e casos clínicos. Este curso está vinculado ao Programa APEC e será ofertado pelo Projeto APEC-EDUC e pelo Projeto APEC-APS.

Objetivos
• Propiciar aos enfermeiros um espaço de aperfeiçoamento e de atualização acerca da Anamnese e Exame Físico de Enfermagem, por meio de discussão e de troca de experiências para a obtenção de melhores resultados na prática assistencial. • Aprofundar os conhecimentos acerca quanto à técnica de realização da anamnese e exame físico com base para identificação dos problemas de enfermagem; • Trabalhar o raciocínio clínico para elaboração dos diagnósticos de enfermagem de acordo com os sinais identificados na coleta de dados; • Alcançar o aprendizado para resolver casos clínicos, bem como aplicação em casos da prática clínica, com vistas a nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico.

Justificativa
O Processo de Enfermagem (PE) constitui-se um instrumento metodológico que orienta o cuidado do profissional de enfermagem propiciando a formação da identidade profissional e a autonomia, oferecendo suporte à tomada de decisão na formulação de políticas públicas, com vistas à organização do trabalho em saúde, à qualificação da formação em Enfermagem e sua regulamentação (PIMENTA; SOUZA, 2017). Ademais, é de suma importância que o enfermeiro tenha conhecimento necessário acerca de todas as etapas do PE, especificamente, da primeira etapa em que é realizada a coleta de dados do paciente por meio da anamnese e exame físico, para que sejam implementadas as etapas subsequentes. Por conseguinte, entende-se neste processo, a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) de Enfermagem de investir esforços na formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de aplicarem o PE. Além disso, para assegurar o ensino do PE de modo transversal, convém-se que as IES promovam contínua qualificação pedagógica e realizem a política de educação permanente nos serviços (BRASIL, 2009). Cumpre assinalar que a flexibilidade da Educação a Distância (EAD), por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), é uma alternativa para a atualização e capacitação de profissionais, uma vez que oportuniza o tempo, ajusta-se à rotina individual, e tem demonstrado ser efetiva no processo de ensino-aprendizagem (TAVARES et al., 2018). Diante de tais ponderações, é de suma importância que enfermeiros, conheçam e saibam aplicar o PE a partir de uma anamnese e exame físico bem estruturados. Todo esse processo, irá contribuir positivamente para que atuem na prática clínica subsidiados pelo conhecimento científico (SILVA et al., 2019). Para tanto, a fim de atualizar os enfermeiros acerca desta temática e com o escopo de nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico, justifica-se este curso e sua relevância

Beneficiário
Enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde e Atenção Hospitalar do município de Alfenas, discentes de graduação e de pós-graduação, docentes, além dos usuários e/ou pacientes assistidos pelos profissionais participantes deste projeto.