A GRAMÁTICA DO ESPANHOL COMPARADA À DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Apresentação
O curso apresenta um duplo objetivo. Um deles é promover uma reflexão sobre o funcionamento de alguns aspectos da gramática da língua espanhola comparados ao português brasileiro, aspectos estes que manifestam uma inversa assimetria entre essas duas línguas (GONZÁLEZ, 1994), sendo eles a expressão do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto, as construções passivas e impessoais com `se`, as construções inacusativas e os determinantes. O outro objetivo é promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática do espanhol na Educação Básica, tendo em vista a língua em uso e o desenvolvimento das habilidades de compreensão e expressão oral e escrita a partir de diferentes gêneros discursivos.

Objetivos
O curso que nos propomos a oferecer apresenta um duplo objetivo. O primeiro deles é promover uma reflexão sobre alguns aspectos da gramática da língua espanhola comparados ao português brasileiro, aspectos estes que manifestam uma inversa assimetria entre as duas línguas (GONZÁLEZ, 1994), sendo eles a expressão do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto, as construções passivas e impessoais com `se`, as construções inacusativas e a presença e ausência dos determinantes. Essa reflexão a respeito do funcionamento das duas línguas seria orientada pelas perspectivas teóricas gerativa (CHOMSKY, 1981, 1986) e sociolinguística (LABOV, 2008; WEINREICH, LABOV e HERZOG, 2009). O objetivo consiste em promover uma reflexão sobre o ensino dessa área da gramática do espanhol na Educação Básica a partir da língua em uso, bem como desenvolver a compreensão e expressão oral e escrita em língua espanhola tendo em vista os gêneros discursivos. Para tanto, além das concepções biológica e social de língua, nos apoiaremos na perspectiva sociointeracionista de Bakhtin (VARGENS e FREITAS, 2010). A ideia é que os professores do Ensino Básico possam refletir sobre as diferenças sintáticas na gramática do espanhol e do português brasileiro e desenvolvam atividades didáticas para o ensino da língua espanhola que possibilitem tanto uma reflexão linguística quanto a comunicação nas modalidades oral e escrita.

Justificativa
Nos últimos anos, diferentes associações de professores de espanhol de diferentes estados brasileiros e em parceria com as universidades vêm promovendo cursos, oficinas, eventos destinados aos professores de língua espanhola do Ensino Básico e de cursos livres, no intuito de oferecer formação continuada a esse público. Tendo em vista a universidade como um espaço de geração e troca de conhecimento e a necessidade de que o conhecimento gerado possa se refletir no ensino e na sociedade, nos parece importante a proposta dessa ação. Conforme detectou González (1994, 2014) em suas pesquisas, as áreas gramaticais que nos propomos a trabalhar no curso apresentam diferenças sintáticas no espanhol e no português brasileiro. Em nossa pesquisa sobre a aquisição/aprendizagem do espanhol por aprendizes brasileiros (SIMÕES, 2010), constatamos que, no âmbito da expressão do objeto direto de 3a pessoa, a gramática não nativa dos aprendizes das gerações mais jovens se apresenta mais permeável à gramática contemporânea do português brasileiro. Essa tendência poderia se refletir em uma maior possibilidade de produção em língua espanhola com características da língua materna dos aprendizes, gerando, portanto, problemas na compreensão dos enunciados por parte de falantes nativos do espanhol. Ao propor uma mais adequada reflexão linguística, na qual o aluno possa observar as diferenças de sentido que implicam a presença ou ausência do pronome na língua espanhola e no português brasileiro, uma vez que se considera também o conhecimento do aluno em sua língua materna, esperamos a superação dos problemas na comunicação, bem como a superação do estereótipo do espanhol como uma língua fácil e cuja aprendizagem não demandaria muita reflexão (cf. CELADA e GONZÁLEZ, 2012).

Beneficiário
Professores de espanhol da Educação Básica da cidade de Alfenas. Poderão participar do curso docentes de outras cidades, já que o mesmo será oferecido no formato remoto.