FUNDAÇÃO CULTURAL DE VARGINHA E DANDARA (UNIFAL-MG) - OFICINA: MULHERES NEGRAS - ORGULHO E ANCESTRALIDADE

Apresentação
Em busca de contribuir com a promoção do pensamento decolonial e a luta antirracista, esta ação de extensão "Fundação Cultural de Varginha e DANDARA (UNIFAL-MG) - Oficina: Mulheres Negras - orgulho e ancestralidade", que integra a programação da "IV semana estadual de incentivo à literatura: Afromineridade" , irá dialogar com representantes de instituições públicas e privadas, especialmente as escolas estaduais e municipais, interessadas em receber a Exposição "Orgulho e ancestralidade: exaltação da mulher negra". Neste encontro, será refletido o contexto histórico e conjuntural que justifica a concepção da exposição, refletindo sobre a importância desta ação; além da apresentação da biografia das personalidades selecionadas na curadoria. A ideia é capacitar os mediadores da exposição para que a instituição anfitriã compreenda a inserção desta intervenção artística naquele espaço.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Esta ação é desdobramento da exposição realizada pela parceria DANDARA/NEABI e GENI em novembro de 2023, quando se celebrou o mês da consciência negra na UNIFAL-MG. O representante do COMPIR (Conselho municipal de promoção da igualdade racial) demonstrou interesse de promover a exposição realizada no campus de Varginha em outras instituições do município e a representante da Biblioteca Pública (da Fundação Cultural) propôs esta ação para compor a "IV semana estadual de incentivo à literatura: Afromineridade" . Mulheres negras são maioria da população brasileira, contudo essas mesmas mulheres têm suas necessidades negligenciadas por políticas públicas e suas histórias e contribuição para sociedade invisibilizadas. Partindo da premissa de que vivemos em um país que formado sobre um racismo estrutural e um machismo histórico que coloca essa parcela essa parcela da população na base de nossa pirâmide social e muitas vezes em situação de vulnerabilidade, torna-se premente dar visibilidade a essas mulheres que contribuem para construção de nossa sociedade todos os dias. Voz, essas mulheres possuem, precisamos ouvi-las! A exposição parte do pressuposto do apagamento da mulher negra na sociedade, muitas mulheres negras participaram ativamente da construção de nossa sociedade e contribuíram em diferentes áreas a ideia é dar visibilidade a estas contribuições e ouvir a voz destas mulheres, por meio do trabalho que elas desenvolveram e desenvolvem nas diferentes áreas.

Beneficiário
A ação se destina aos gestores/representantes de instituições públicas e privadas, especialmente as escolas estaduais e municipais, interessadas em receber a Exposição "Orgulho e ancestralidade: exaltação da mulher negra".