I SEMINÁRIO DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Apresentação
O debate sobre as Indicações Geográficas (IGs) tem se amplificado por todo o território brasileiro, em sua maioria, nos cursos das Ciências Agrárias, bem como a Propriedade Intelectual e a Administração. A Geografia brasileira tem caminhado na convergência para debater as IGs por meio da Geografia Agrária, Geografia Cultural e da Geografia Econômica, possibilitando os estudos sobre o associativismo, o saber-fazer, os circuitos produtivos e até mesmo o turismo. Ressalta-se que, ainda que a Geografia caminhe para esse debate, os estudos nas Ciências Geográficas ainda são incipientes. Para tal, o presente seminário tem como objetivo trazer luz aos estudos geográficos as Indicações Geográficas, bem como inserir a UNIFAL nos debates das IGs no Brasil.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O presente evento justifica-se no quesito que compete a consolidação da UNIFAL como pólo de pesquisas sobre as Indicações Geográficas, no que tange a Geografia, incitando a troca de conhecimentos com diversos pesquisadores brasileiros, bem como representantes das mais diversas IGs de Minas Gerais e do Brasil. Soma-se a esta justificativa, a amplificação dos estudos referentes ao Projeto "DO SABER AO FAZER: COMPREENSÕES E POTENCIALIDADES DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NO SUL DE MINAS GERAIS", o qual ocorre na referida universidade.

Beneficiário
Alunos dos cursos de Bacharelado e Geografia da UNIFAL, bem como de outras universidades por todo o Brasil. Profissionais das áreas do Direito, Agronomia, Administração e outras, as quais tem as IGs como temáticas de estudos. Produtores rurais de café, queijos, doces, bem como artesãos e artesãs.