LABORATÓRIO DE ESTUDOS EDITORIAIS (LEE)

Apresentação
O Laboratório de Estudos Editoriais (LEE) consiste em uma parceria entre o curso de Letras, o Programa de Educação Tutorial (PET Letras), a Editora UNIFAL-MG e o Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG. O LEE visa fomentar discussões sobre a formação de profissionais da área de Letras no campo da produção editorial, além de apoiar e divulgar a produção científica, acadêmica, cultural e literária realizada, pensada e editada por discentes dos cursos de Letras da UNIFAL-MG. Assim, busca estabelecer um diálogo entre profissionais desse campo e alunos de Letras e demais áreas afins, ao convidar editores, revisores, tradutores, bibliotecários, diagramadores e ilustradores para falarem de suas experiências, dos caminhos para a especialização e do mercado de trabalho, além de oferecer oficinas ao público participante e publicar obras concebidas no âmbito da instituição.

Objetivos
Promover ciclos de debates (bate-papos em formato de lives com profissionais das áreas a serem abordadas) e oficinas sobre temas relacionados à formação profissional em edição, preparação de textos, revisão, tradução, diagramação, ilustração, catalogação, normalização; fomentar discussões relacionadas às áreas de atuação do profissional de Letras e outras áreas afins; propiciar o contato com profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho; permitir a reflexão sobre a colaboração e a integração de saberes de áreas diversas; oportunizar o posicionamento crítico e ético, colaborar com a formação para a cidadania e para a eliminação de preconceitos. Ademais, pretende-se disponibilizar, gratuitamente, a produção científica, acadêmica, cultural e literária realizada, pensada e editada por discentes, que poderão atuar em diferentes frentes nas etapas do processo editorial, preparando-se assim para o mercado profissional.

Justificativa
Embora se reconheça que o profissional de Letras está habilitado para atuar em diferentes espaços de trabalho, ainda existe a sua associação à docência, como se essa fosse o caminho natural para a sua carreira. Esse equívoco pode estar relacionado ao pouco espaço concedido na academia às discussões sobre as carreiras que podem ser trilhadas por esses profissionais, sobre as suas possibilidades de especialização e sobre o mercado de trabalho. O Projeto LEE emerge, assim, da constatação de que é preciso promover esses espaços ainda na graduação, para que o aluno que ingressa em um curso universitário possa ter consciência de suas possibilidades como futuro profissional. Dessa maneira, o contato que se busca promover entre o público participante e os convidados permite que compreendam melhor as atribuições dessas profissões e que reconheçam os caminhos e as competências necessárias para chegarem a elas. Por outro lado, considerando que muitas vezes a comunidade não conhece a amplitude de possibilidades de atuação do profissional de Letras, ou mesmo que não tem acesso a muitos dos conhecimentos que circulam e que são produzidos na academia, este Projeto busca estreitar laços com o público e estabelecer diálogos sobre temas relacionados à produção editorial. Desse modo, o LEE visa a preencher esse espaço, colaborando com a formação da comunidade, promovendo a produção e a circulação gratuita de conhecimentos.

Beneficiário
Discentes e profissionais lotados na UNIFAL-MG, editores, revisores de textos, designers, jornalistas, bibliotecários, professores e alunos da rede pública de ensino e membros da comunidade externa interessados em aprimorar conhecimentos relacionados à área de produção editorial.