CIANOTIPIA: QUÍMICA ATRAVÉS DA ARTE

Apresentação
Este projeto abordará sobre a técnica da cianotipia, visando conciliar simultaneamente os conceitos sobre o processo histórico da fotografia, sua descoberta e a evolução tecnológica observada nos dias atuais, às experimentações relacionadas às manipulações fotossensíveis de sais de ferro(III), o que pode despertar o interesse dos estudantes envolvidos em conhecer sobre a tecnologia de produção e reprodução de imagem usando esta técnica artesanal. Embora a cianotipia seja uma técnica conhecida desde 1842, ela é um processo bastante inovador, pois trata-se de uma técnica que visa o mistério do imprevisível, onde cada autor pode propor sua própria imagem ou pode transformar uma imagem em outra, permitindo que a cada exposição tenha-se novas formas de expressão da arte como a invenção, observação, tentativa, erro e investigação assim como o entendimento da evolução do tempo. Pretende-se, portanto, divulgar a ciência nas escolas e chegar a junção do conhecimento teórico experimental.

Objetivos
Este projeto abordará os seguintes objetivos como se segue: (a) Estabelecer metodologias sobre como realizar a divulgação da Ciência, com o intermédio dos alunos dos cursos de graduação e professores da Educação Básica envolvidos n o programa; (b) Introduzir os conceitos históricos e teóricos relacionados a temática/conteúdo do projeto; (d) Preparar a solução dos cianótipos através da reação química; (e) Escolha das quantidades estequiométricas adequadas para a escolha da melhor diluição; (f) Preparação da caixa UV para a revelação da imagem; (g) Escolha das imagens a serem reproduzidas; (h) otimizar a metodologia de revelação dos cianótipos; (i) Apresentação dos resultados para a Sociedade com a exposição dos trabalhos desenvolvidos no Evento “Química Faz bem”, “”SIC nas dependências da UNIFAL-MG e/ou outros encontros; (j) Relatório final.

Justificativa
A ciência permeia o cotidiano da sociedade, pois está intimamente relacionada com os avanços tecnológicos, onde a educação, entendida como uma necessidade básica e como um processo contínuo e permanente dos sujeitos, está presente no dia-a-dia de cada indivíduo em diferentes espaços. Entretanto, muitas vezes, a educação fica restrita ao espaço da “Escola” através de conceitos puramente teóricos onde alunos, professores passam a ser passivos em muitas situações, sem dar conta que a formação cidadã também é um passo extremamente importante para o futuro. O desenvolvimento de criatividade, do senso crítico, da liberdade e habilidade de invenção sem estar restrito a um comando digital e o entendimento da linguagem do conhecimento poderá levar a uma consonância entre o aprendizado na Escola e sua formação enquanto cidadão na Sociedade. Nesta proposta pretendemos vislumbrar no exercício do conceito analógico e/ou artesanal através da técnica cianotipia para desenvolver o senso crítico, as habilidades e o conhecimento teórico através da experimentação, onde será buscado condições para aprofundar os vínculos entre técnica e o conceito, entre o aprendizado e a realização, envolvendo a realidade mais ampla no contexto Arte e Química, para que além da Cianotipia, possa praticar a experimentação para consolidar o conhecimento. Desta forma, o maior propósito deste projeto é despertar o interesse pela ciência, que através de um processo simples e bastante antigo, pode-se utilizar desta metodologia para analisar comparativamente outros processos bem mais complexos, como entender a grande diferença entre apenas ter em “mãos” o produto final, que neste caso, são as fotografias, para o desenvolvimento de todos os procedimentos que estão por trás deste produto que incluem a sensibilização, considerando-se as preparações do suporte a ser utilizado, da matriz a ser produzida, da exposição necessária e da lavagem-revelação para se chegar a um único processo. Desta forma, esta técnica, se justifica seu constante interesse pois acreditamos que a cada “olhar” pode ser despertado a construção de novas formas de aprendizado assim como pode-se dar continuidade conexão com um outro tempo, com as ferramentas, com os materiais, com o sol, a água e o ar justificando sua importância, residindo sua base nas experimentações entre a manipulação química dos materiais fotossensíveis às suas aplicações no cotidiano.

Beneficiário
O público alvo do projeto é a comunidade de Alfenas, incluindo os integrantes que poderão estar envolvidos nas atividades a serem desenvolvidas: professores, alunos das escolas de Educação Básica, graduandos, pós-graduandos e funcionários da Universidade Federal de Alfenas-Unifal-MG.