PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: AURICULOTERAPIA E VENTOSATERAPIA COM O PET/ENFERMAGEM

Apresentação
O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, tem buscado estimular a desmedicalização do cuidado profissional, a fim de estabelecer estratégias que garantam a integralidade na atenção à saúde e o envolvimento de intervenções preventivas, promoção em saúde e a busca de melhoria na qualidade de vida (BRASIL, 2006; SOUZA, 2012). As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) envolvem abordagens que impulsionam os recursos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde por meio de estratégias holísticas que são eficazes e seguras. A acupuntura auricular e a ventosaterapia são PICs que têm suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa e que têm ganhado reconhecimento e popularidade a nível mundial diante dos seus benefícios para a saúde e bem-estar. Está é uma proposta de formação teórico e prático, no qual ambas as técnicas serão abordadas, de modo a explorar seus fundamentos, aplicação clínica e evidências científicas

Objetivos
Proporcionar uma fundamentação teórica e prática para a aplicação terapêutica dos conceitos da acupuntura auricular e da ventosaterapia, garantindo eficácia, segurança e mínimos efeitos colaterais. Objetivos específicos: proporcionar conhecimento sobre Medicina tradicional Chinesa, Prancha Chinesa e Francesa, Anamnese e diagnóstico auricular, Indicações, contra-indicações e complicações da terapia auricular e da ventosaterapia, Pontos de tratamento, Assepsia e aplicação auricular e ventosaterapia e Principais protocolos para tratamento.

Justificativa
A auriculoterapia, técnica de estimulação de pontos específicos na orelha, tem suas raízes na MTC. No entanto, ao longo das últimas décadas, avanços científicos têm enriquecido a compreensão sobre como essa estimulação está conectada a outras partes e funções do organismo. Reconhecida por contribuir para a manutenção da saúde e pelo tratamento de diversas condições, como vícios, dores corporais e ansiedade, a auriculoterapia desempenha um papel significativo na promoção do bem-estar. Além disso, a ventosaterapia, uma prática terapêutica que envolve a aplicação de copos de sucção na pele para promover a circulação sanguínea e aliviar dores, tem ganhado destaque como uma técnica complementar eficaz. Com suas origens ancestrais em várias culturas ao redor do mundo, tornou-se uma ferramenta valiosa no tratamento de uma variedade de condições de saúde. Para realizar tanto a auriculoterapia quanto a ventosaterapia de forma eficaz, é essencial possuir o conhecimento e as habilidades adequadas. Portanto, este curso visa fornecer uma compreensão clara e segura de todas as técnicas utilizadas nessas terapias, capacitando os alunos a aplicá-las com confiança e competência. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para integrar tais práticas terapêuticas em suas abordagens de cuidados com a saúde, promovendo o bem-estar holístico de seus pacientes.

Beneficiário
O curso é destinado à comunidade interna e externa.