XADREZ NAS ESCOLAS

Apresentação
O xadrez é um jogo que possibilita o desenvolvimento de características como foco, concentração, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal de modo respeitoso com o respectivo adversário, resiliência, dedicação a médio e longo prazo, entre outras. Essas qualidades tem sido cada vez mais inibidas pelo uso de tecnologias que promovem o imediatismo, e o bombardeio contante de informações superficiais, como as redes sociais e os aplicativos de mensagem. As crianças e adolescente em idade escolar, por estarem no início do processo de formação e desenvolvimento intelectual e pessoal sofrem diretamente esses prejuízos. Nesse contexto, o presente projeto propões o ensino de xadrez a crianças e adolescentes no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza visando o incentivar o desenvolvimento de característas que contribuam com a formação pessoal e educacional dos alunos do colégio participantes do projeto.

Objetivos
a) Apresentar aos participantes as regras que regem o xadrez; b) Despertar nos participantes interesse sobre temas ensinados na escola que possam ser correlacionados ao jogo; c) Aprofundar o conhecimento dos alunos em estratégias e técnicas específicas do jogo; d) Desenvolver as características de atenção como concentração, planejamento, resiliência adquiridas, dentre outras, durante o jogo; e) Auxiliar o desenvolvimento cognitivo dos participantes em disciplinas que exigem raciocínio lógico; f) Contribuir com a percepção de que a escola pode ser um local de desenvolvimento de pessoal e intelectual associado a diversão; g)Promover desenvolvimento interpessoal.

Justificativa
Encontra-se cada vez mais presente na sociedade atual uma cultura que incentiva o imediatismo, falta de reflexão, desrespeito às divergências, superficialidade, desvalorização do conhecimento formal, entre outras características. As crianças e adolescentes em idade escolar, por estarem em fase de desenvolvimento intelectual e pessoal, sofrem um grande impacto dessa cultura. A sua exposição a atividades que desenvolvam características opostas àquelas que reduzam os efeitos negativos da cultura de massa atual contribuem com a formação pessoal, educacional e como cidadãs de indivíduos dessa faixa etária. Nesse contexto, o xadrez é um jogo que leva ao desenvolvimento da concentração, foco, raciocínio lógico, reflexivo e estratégico para a resolução de problemas, planejamento e resiliência. Por ser praticado em duplas, uma ou duas, essa ainda é uma atividade que leva ao exercício de habilidades interpessoais relacionadas ao respeito e compreensão das diferenças no desenvolvimento quanto a evolução no aprendizado do jogo, bem como a pessoas em posiçã de divergência, como o(s) adversário(s) no jogo. Adicionalmente, a partir da história e da configuração do jogo, torna-se possível, despertar a atenção dos alunos para temas desenvolvidos em sala de aula no ensino regular como aqueles voltados a história, literatura, geometria e aritmética. O ensino e a prática do jogo em escola fazem ainda com que o ambiente escolar possa ser associado a diversão e aprendizado extraclasse. Diante do exposto, torna-se claro que o ensino do xadrez na fase de desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças em período escolar em paralelo à frequência de aulas no ensino fundamental é uma atividade que contribui com a formação pessoal e escolar do aluno em oposição a alguns efeitos deletérios promovidos por pontos específicos da cultura atual.

Beneficiário
Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.