LINGUAGENS PARA ENSINO-APRENDIZAGEM E HABILIDADES TECNOLÓGICAS

Apresentação
Este projeto busca construir ferramentas e métodos voltados ao emprego de recursos de NTDICs (Novas tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), diretamente voltados ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior e Médio. Para tal, esta proposta contará com três subprojetos (Tales Ludos, Catálogo de Plantas, ERRE) em desenvolvimento que serão aplicados à comunidade universitária, bem como a alunos e professores do Ensino Médio pertencentes à Escolas públicas da microregião de Alfenas onde atua a UNIFAL-MG no estado: Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. O projeto será oferecido como um Recurso Educacional Aberto para uso de ferramentas baseadas em plataformas autorais direcionadas à construção de objetos de aprendizagem (Tales Ludos), uma plataforma online autoral integrada a aplicativos móveis e cultivo local de interesse medicinal e ornamental (Catálogo de Plantas), e para a produção de objetos didáticos de conteúdo curricular concomitante à execução de códigos media

Objetivos
1. Objetivo Geral: Organizar, adaptar e disseminar produtos e recursos de inovação tecnológica educacional desenvolvidos pela UNIFAL-MG em uma plataforma de acesso aberto para uso e aplicação junto à comunidade universitária e alunos e professores do Ensino Médio da microrregião de Alfenas. 2. Objetivos Específicos: 2.1. Organização. Aprimoramento e ordenamento de ferramentas online para a construção de uma plataforma de Recursos Educacionais Abertos; 2.2. Capacitação docente para uso das ferramentas da plataforma; 2.3. Aplicação dos produtos em ambiente escolar e universitário; 2.4. Disponibilização dos conteúdos no portal EduCAPES.

Justificativa
Não é novidade que o ensino tradicional baseia-se na oferta de conteúdos normalmente estáticos, e que tem sido focado em repetição e memorização. Desnecessário também salientar a resultante disso no desinteresse e desmotivação de alunos, e mesmo de professores, no exercício do aprendizado e da cátedra em diferentes níveis de Ensino. Em paralelo, os bancos universitários também contribuem para tal cenário de desmotivação, posto haver comumente um significativo distanciamento do Ensino Básico com os alvo incontestes em diferentes níveis do desejo de seus partícipes, a Universidade e/ou o mercado de trabalho. Pela oferta de recursos didáticos abertos em um portal da UNIFAL-MG e sua aplicação tanto na Universidade como no chão da Escola, este projeto pretende ressoar junto à políticas públicas e iniciativas do Governo Federal para inclusão digital em Educação, como o portal EduCAPES, que disponibiliza objetos didáticos para todos os níveis educacionais, o Programa Internet Brasil, para banda larga móvel a alunos da rede pública para o ensino híbrido, o Projeto Alunos Conectados (MEC-RNP), além de acordos estatais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, mais recentemente, a Lei 14.533, que instituiu a Política Nacional de Educação Digital (PNED, janeiro/2023). Em suma, o projeto poderá contribuir para tornar as aulas mais interativas, envolventes e acessíveis a um público mais amplo, o que poderá discretamente alavancar uma educação libertadora em diversas modalidades (presencial, remoto, híbrido, a distância), permitindo à comunidade envolvida uma maior integração às competências digitais direcionadas a conteúdos das grades curriculares, tanto no Ensino Superior, como no Ensino Médio. Complementarmente, as ações contidas neste projeto estão parcialmente inseridas no planejamento estratégico deferido pela CAPES junto à proposta do Edital nº 15/2023 - Chamada para a Apresentação de Propostas de Disseminação de Produtos de Inovação Tecnológica voltados a todos os níveis de educação - Inova EaD. O programa possui os três docentes da UNIFAL-MG vinculados a este projeto como proponentes, encontra-se sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Antonio Staub Mafra.

Beneficiário
Professores e alunos do Ensino Básico e Superior.