PRATICANDO COM CIÊNCIA

Apresentação
O “Praticando com Ciência” surge com uma demanda de várias escolas públicas estaduais e municipais junto ao PET Biologia para contribuir com atividades teórico-práticas de ensino de Ciências para turmas do Ensino Fundamental II e também o Ensino Médio, complementando os conteúdos programáticos ministrados pelos professores, seguido de capacitação desses mesmos professores atualizando-os sobre as novas ferramentas didáticas e laboratoriais nessa área do Ensino. A proposta consiste em desenvolver e aplicar atividades práticas de Ciências e de Educação socioambiental, complementando e ampliando o conhecimento sobre os temas teóricos estudados, com turmas que podem ir do 6º ao 9º anos do Fundamental II e de 1º e 2º anos do Ensino Médio de Escolas públicas (e privadas, se houver demanda) dentro do ano letivo, em consonância com o calendário acadêmico da UNIFAL-MG e calendário escolar pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação).

Objetivos
Levar aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, aulas práticas de Ciências e Biologia, buscando assim, auxiliá-los na compreensão da disciplina frente às dificuldades apresentadas, especialmente, nas relações entre ciência-sociedade e ciência-tecnologia-sociedade. Contribuir para mudança não apenas do comportamento, mas também, da conscientização dos alunos, como agentes do futuro e do presente, de modo a obter a percepção das consequências de seus atos sobre o seu corpo e o ambiente. Integrar os participantes do PET-Biologia com a comunidade; auxiliar os professores de Ciências e Biologia das Escolas no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, e capacitar os petianos na área de Ensino.

Justificativa
Embora já superada, a pandemia por COVID-19 trouxe uma defasagem na Educação, em especial nas Escolas públicas das periferias das cidades do interior. E uma demanda por apoio na recuperação do processo de ensino-aprendizagem tem sido solicitado ao PET Biologia da UNIFAL-MG por várias entidades educacionais. Nesse sentido, vimos que podemos contribuir adequando atividades práticas envolvendo questões socio-ambientais para as Escolas de Ensino Fundamental II e Médio. Essa proposta, vem de encontro a essas demandas e vai além permitindo aproximar a Universidade da realidade das nossas comunidades, ou seja, de onde ela está inserida contribuindo para uma sociedade mais justa, plural e igualitária.

Beneficiário
Estudantes, familiares e a comunidade inserida nas localidades circunvizinhas às Escolas e Instituições educacionais a serem atendidas pelo Projeto.