II SEMINÁRIO ROSA

Apresentação
O câncer representa um problema de saúde pública em âmbito mundial. Tratamentos que visam a cura do câncer de mama, como as cirurgias mamárias, quimioterapia, radioterapia e demais terapêuticas, levam a disfunções como perda de amplitude e força muscular do lado acometido, linfedemas, lesões cutâneas, dor, cicatrizes aderidas, áreas de fibrose, alterações de autoestima e consciência corporal. Estes fatores interferem na qualidade de vida e há a necessidade de reestabelecer tais disfunções para prevenir maiores complicações. A fisioterapia se torna fundamental na prevenção e reabilitação destas alterações, visando proporcionar maior qualidade de vida às mulheres. É neste contexto que o evento Dia Rosa busca apresentar os principais objetivos da reabilitação fisioterapêutica, prevenindo maiores complicações e minimizando as disfunções geradas pelo tratamento, tanto na visão do profissional fisioterapeuta como na visão da mulher em reabilitação.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O câncer de mama representa um problema de saúde pública. Dentre os diversos tipos de câncer, o câncer de mama, em particular, destaca-se como o mais comumente diagnosticado entre as mulheres e a segunda maior causa de mortalidade relacionada ao câncer no gênero feminino (DIMAURO et al., 2021). Tratamentos que visam a cura do câncer de mama, como as cirurgias mamárias para retirada do tumor e linfonodos axilares, a quimioterapia, a radioterapia e demais terapêuticas, levam a disfunções como perda de amplitude e força muscular do lado acometido, linfedemas, lesões cutâneas, dor, cicatrizes aderidas, áreas de fibrose, além das alterações de autoestima e consciência corporal. Estes fatores interferem na qualidade de vida e há a necessidade de reestabelecer tais disfunções para prevenir complicações mais agressivas as mulheres. Atualmente, estudos evidenciam que a fisioterapia possui recursos específicos voltados ao tratamento das disfunções que acometem mulheres com câncer de mama. Desta forma, o evento proposto se justifica para oferecer aos participantes os principais objetivos da fisioterapia durante a reabilitação do câncer de mama, por meio de palestra ministrada a profissionais e graduandos de fisioterapia, ou de áreas afins, contribuindo para o conhecimento e a prática baseada em evidências. Além disso, o oferecimento de palestra ministrada por profissional fisioterapeuta que se tornou paciente em reabilitação de câncer de mama proporcionará a troca de saberes e mostrará a importãncia da fisioterapia com vistas àquela que recebe o tratamento. O Dia Rosa, considerando a principal contribuição do Outrubro Rosa sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, contará também com atividades presenciais junto aos pacientes que frequentam a Clínica Escola de Fisioterapia, informando a população sobre a importância das atividades preventivas.

Beneficiário
Serão beneficiados profissionais e estudantes de fisioterapia ou áreas afins e a população externa (como mulheres com câncer de mama) que desejam participar do Dia Rosa.