DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DO ENSINO NA PRÁTICA DO/A PROFESSOR/A

Apresentação
Partindo do pressuposto da importância do planejamento para a prática pedagógica e para a organização e funcionamento da escola, o projeto que aqui se apresenta consiste em uma ação pela qual se articulam ensino, pesquisa e extensão, em perspectiva intervencionaista. Pretende-se, por meio de sua implementação, diagnosticar compreensões, concepções, saberes e fazeres institucionais e individuais do planejamento escolar e do ensino, oferecendo a professores em formação e, em paralelo, a professores em exercício e gestores, tempo-espaço de reflexão sobre o tema com vistas à promoção de uma formação mais aproximada da realidade, entre os primeiros e a (re)visão e aprimoramento das práticas, entre os segundos.

Objetivos
Contribuir para a compreensão dos desafios e potencialidades do planejamento na prática docente e no trabalho escolar, bem como para o conhecimento e compreensão do tema entre professores/as e gestores em exercício.

Justificativa
A proposição desta ação de extensão tem por fundamento a articulação entre ensino, pesquisa e extensão por meio da creditação curricular, conforme estabelecido pela Resolução nº 7/2018. Ademais, para além do cumprimento desta legislação, a proposição se ampara no caráter do componente curricular a qual esta ação se vincula - prática pedagógica -, uma vez que se trata, fundamentalmente, de proporcionar a professores em formação profissional inicial conhecimento e análise de situações pedagógicas, de modo a aproximar sua formação da realidade do contexto escolar. Nesse sentido, a realização, por discentes, do diagnóstico relativo ao planejamento na educação e no ensino, bem como as discussões e reflexões dos resultados obtidos junto e com equipes escolares se apresenta como uma rica oportunidade de afirmação da correlação entre teoria e prática, por meio do estímulo à reflexão docente na e sobre a sua ação pedagógica, ampliando as possibilidades de aprimoramento de sua ação educativo-pedagógica, bem como de aprimoramento da gestão escolar na perspectiva democrática

Beneficiário
Professores em formação profissional inicial na área da Pedagogia; professores em exercício na educação infantil e 1º segmento do ensino fundamental; gestores da educação pública