PERTENCIMENTO NO CURSO DE BIOTECNOLOGIA

Apresentação
Diante da alta taxa de evasão no curso de Biotecnologia, por ser um curso com um campo de conhecimento muito amplo, estudantes enfrentam incertezas em relação ao mercado de trabalho, oportunidades de emprego e remuneração salarial. Com o intuito de abordar as perspectivas do mercado de trabalho para um Biotecnologista, a Liga Nacional Acadêmica de Biotecnologia (LiNA - Polo UNIFAL) apresenta o projeto “Pertencimento no curso de Biotecnologia”, que ocorrerá no mês de Junho em comemoração ao dia do Biotecnologista. O seguinte projeto visa proporcionar aos estudantes de biotecnologia da Universidade Federal de Alfenas, depoimentos de egressos do curso e uma roda de conversa sobre suas experiências pós-graduação e trajetórias profissionais. Além disso, o projeto vai contar com informações detalhadas sobre a profissão de Biotecnologia no Brasil, incluindo dados atuais sobre o mercado de trabalho e perspectivas de carreira.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A falta de regulamentação da profissão em Biotecnologia gera muitas incertezas nos estudantes sobre suas perspectivas futuras no mercado de trabalho pós-graduação. Para enfrentar essa problemática, o projeto "Pertencimento no Curso de Biotecnologia" visa auxiliar e incentivar os estudantes de Biotecnologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), contribuindo para a diminuição da evasão do curso. Este evento é justificado pela necessidade de proporcionar aos estudantes um entendimento mais claro sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho em Biotecnologia. Ao apresentar depoimentos de egressos do curso e promover rodas de conversa sobre suas experiências pós-graduação e trajetórias profissionais, o projeto pretende esclarecer dúvidas e oferecer uma visão realista e inspiradora do campo. Além disso, o evento fornecerá informações detalhadas sobre a profissão de Biotecnologia no Brasil, incluindo dados atuais sobre o mercado de trabalho e perspectivas de carreira. Esse conhecimento é crucial para fortalecer o interesse dos estudantes pelo curso e reduzir a incerteza que muitas vezes leva à evasão.

Beneficiário
Profissionais já formados em biotecnologia, que não fazem parte da comunidade que irão palestrar; Discentes do curso de biotecnologia com matrícula vigente na UNIFAL e público externo que possua interesse, como participantes.