SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Apresentação
O projeto tem como objetivo reunir ex-estudantes/estudantes de todos os períodos e de qualquer nível de conhecimento (iniciantes, intermediários e avançados) para estudarem em conjunto os conceitos e aplicações de Segurança da Informação, bem como suas implementações cotidianas em diversos cenários e casos.

Objetivos
O objetivo geral do projeto é contribuir para a formação dos participantes, agregando conhecimentos teóricos e práticos sobre Segurança da Informação em diversas áreas, que podem ser aplicados tanto em uma área específica relacionada à segurança da informação quanto na área de desenvolvimento em geral. O objetivo específico do projeto é estudar tópicos específicos de segurança da informação, fundamentados em conceitos elementares da computação, como banco de dados, redes de computadores, desenvolvimento e algoritmos, e aplicá-los em laboratórios de teste. Além disso, o projeto visa formar uma equipe competitiva para participação em campeonatos nacionais e internacionais de CTF (Capture the Flag), competições relacionadas a essas áreas.

Justificativa
A crescente digitalização de dados e processos em todas as esferas da sociedade tem aumentado a demanda por profissionais de segurança da informação. Casos de violações de dados e ciberataques têm se tornado mais frequentes, afetando não apenas empresas, mas também instituições governamentais e até mesmo indivíduos. Isso destaca a importância de iniciativas educacionais que capacitem pessoas para lidar com essas ameaças e proteger a integridade e confidencialidade das informações. Além disso, a segurança da informação é essencial para garantir a privacidade dos dados pessoais em um mundo cada vez mais conectado digitalmente. Assim, a realização de ações educacionais nessa área não só atende a uma demanda do mercado de trabalho, mas também contribui para a proteção da sociedade como um todo.

Beneficiário
O público-alvo do projeto são pessoas interessadas na área de segurança da informação, não sendo necessário conhecimento prévio, ou ter qualquer vínculo com a universidade. Ser um entusiasta pela área, e ter vontade de se aprofundar no tema, são os requisitos necessários.