ET-GRESSOS: INTERAÇÃO, COMPARTILHAMENTO E PARTICIPAÇÃO

Apresentação
Os egressos compõem um grupo que vincula universidade, mundo do trabalho e sociedade, sendo que o acompanhamento de egressos deve ser estruturado para que haja interação, participação e a busca de “informações necessárias para análises de currículos, tendências do mercado, desenvolvimento de tecnologia, métodos e processos de trabalho [...] etc.” (MACHADO, 2001). Em termos normativos, é regulamentado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e, na UNIFAL-MG, pela Resolução Cepe nº 16, de 15 de junho de 2016, que reafirma a necessidade de fortalecimento de vínculo institucional com esse público. Nesse sentido, o projeto de extensão “ET-gressos” tem como propósito mediar, levantar e disponibilizar informações dos egressos da UNIFAL-MG, câmpus Varginha, bem como compartilhar as experiências pessoais e profissionais desses egressos e contribuir na manutenção do vínculo, estimulando um sentimento de pertencimento e participação ativa no âmbito da universidade.

Objetivos
● Estruturar uma base dados de egressas e egressos, dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, do câmpus Varginha/MG da UNIFAL-MG, a partir de informações de redes sociais. ● Proporcionar interação e estabelecimento de vínculo entre as egressas e egressos e a UNIFAL-MG, por meio do perfil do projeto: @et_gressos nas redes sociais e da participação ativa das egressas e egressos em eventos do câmpus. ● Articular ações junto à Comissão de Acompanhamento de Egressos do ICSA e o Programa Tutorial Acadêmico – PTA, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia – BICE. ● Contribuir com as ações institucionais voltadas às egressas e aos egressos e ao fomento da interação dialógica entre público interno e externo, conforme previsto nos objetivos estratégicos do PDI da UNIFAL-MG.

Justificativa
O Projeto ET-gressos iniciou suas atividades em 2023, de forma voluntária, por meio de ações que envolveram a participação da egressa Aline Maruyama, que foi a responsável pelo minicurso de “Power BI” e proferiu uma palestra no âmbito do “Compartilhe: vivências e experiências”. Além disso, o projeto está com um perfil ativo no Instagram®, usuário: @et_gressos, com postagens regulares, sejam relacionadas a egressas e egressos ou a conteúdos institucionais. Atualmente, o perfil está com 487 seguidores e tem como objetivo divulgar o projeto e suas ações e a UNIFAL-MG. A interação dos egressos com a comunidade acadêmica possibilita o compartilhamento de experiências profissionais e uma autoavaliação contínua, tendo em vista que é possível entender melhor as competências que os ex-alunos adquiriram ao longo do curso e, principalmente, propor melhorias na qualidade do ensino, com vistas a atender às demandas da sociedade. O acompanhamento de egressos foi regulamentado em 2004, por meio de normativa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, que inseriu, nas dimensões de avaliação das instituições de ensino superior – IES, a Política de Atendimento a Estudantes e Egressos. Em 2014, foi publicada a Portaria nº 92, de 31 de janeiro, do Ministério da Educação – MEC, que aprova indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para credenciamento e recredenciamento e transformação de organização acadêmica do Sinaes. Essa Portaria, incluiu no Eixo 3 – Políticas Acadêmicas, o indicador 3.11, “Política e Ações de Acompanhamento dos Egressos”. Buscando atender às exigências do Sinaes, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UNIFAL-MG (2021-2025) estipulou como objetivo “Aprimorar a política de identificação e acompanhamento de egressos de cursos de graduação”. Nesse âmbito, outra atividade iniciada em 2023 foi o levantamento de dados das egressas e egressos, por meio das redes sociais, com a participação voluntária de estudantes dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Para além de atender a normativas, também justifica a realização do projeto a necessidade de avaliar a situação dos egressos no mundo do trabalho, contribuindo para o planejamento, definição e retroalimentação das políticas educacionais da UNIFAL-MG, câmpus Varginha-MG, podendo contribuir para uma redefinição didática, curricular e avaliativa dos projetos pedagógicos dos cursos. Estudos sobre ações de acompanhamento de egressos, como os de Teixeira e Macari (2014) e Simon, Arnoni e Pacheco (2017), revelam que ainda são poucas as IES que mantêm ações de relacionamento capazes de estimular a participação dos egressos, o que prejudica a atualização de informações, a localização desse público e acompanhamento sistemático do seu percurso após a conclusão do curso superior. Além disso, destaca-se que conhecer o egresso “como profissional não pode restringir-se ao cumprimento de exigências legais”, na medida em que o desempenho desse ex-aluno no mundo do trabalho pode revelar a “coerência entre os conteúdos curriculares e outras atividades formativas para o desempenho das atividades profissionais” (CAMPOS, 2020, p. 2). Segundo Lima e Andriola (2018), os desafios de incentivar a participação de egressos nas atividades das IES são enormes. Assim, ao se propor um projeto com egressos, busca-se o desenvolvimento de “ações de extensão para divulgar junto à comunidade local as possibilidades e benefícios da atuação profissional de seus egressos”. (LIMA; ANDRIOLA, 2018, p. 122). Nesse sentido, a presente proposta visa contribuir ainda com o desenvolvimento do objetivo previsto no indicador Extensão 1 do PDI da UNIFAL-MG, que prevê o fomento a interação dialógica entre público interno e externo da universidade, como forma de fortalecer o protagonismo da comunidade externa.

Beneficiário
Egressos e Comunidade Interna e Externa da UNIFAL-MG.