MATERIAL DIDÁTICO PARA DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
A presente proposta consiste em uma atividade a ser realizada por integrantes do grupo PET- Biologia, abordando temas ligados a Educação Ambiental, no intuito de envolver os mais diferentes campos dos saberes da área. Visa aprimorar as habilidades de consulta, análise, interpretação e construção de conteúdos técnicos ou cotidianos por parte dos PETianos, colaboradores do projeto e proceder sua apresentação à comunidade acadêmica, especialmente, aos alunos de unidades escolares e suas comunidades circunvinzinhas a elas. Trata-se da produção de material didático (panfletos, cartilhas, cadernos, atlas e/ou outros produtos) que possa permitir a difusão dos saberes associados a Educação Ambiental, em congruência às atividades a serem realizadas pelo Programa EducAmbiental junto aos parceiros dessa ação.

Objetivos
Contribuir com o Programa de Extensão EducAmbiental na difusão de conceitos ecológicos, conservacionistas, culturais e de cidadania relacionados às temáticas da Educação Ambiental, por meio da produção de material didático físico e/ou digital visando integrar a realidade local das unidades educacionais e/ou suas comunidades circunvizinhas e outros possíveis parceiros (empresas).

Justificativa
A degradação dos ambientes naturais no país está em evidência na mídia, nas instituições reguladoras nacionais e internacionais e de pesquisa. E muito desse processo de dilapidação do nosso patrimônio ambiental se deve a inépcia total do Estado e suas políticas públicas (em especial no âmbito federal). A Educação Ambiental (EA) é um instrumento de suma importância, enquanto ferramenta de conscientização e sensibilização da população quanto à realidade e responsabilidade, tanto individual quanto coletiva, para compreender a importância dessas políticas e das ações que podemos desenvolver localmente para contribuir de modo significativo para a preservação ambiental. Inserir a EA tanto nos ambientes formais e informais de ensino-aprendizagem é um enorme desafio, e muitos acadêmicos concordam que um dos fatores que contribuem para isso é a escassez de material didático que retrate a realidade local. A elaboração de materiais pedagógicos locais, dentro do processo da construção do conhecimento e, portanto, condizente com as experiências de cada um, rompe com o "conteudismo" dos Livros Didáticos e possibilita a formação de cidadãos conscientes para participarem da solução dos problemas sociais e ecológicos (SATO, 2002, p. 42). Nesse contexto, queremos continuar no vanguardismo produzindo material didático-informativo-pedagógico que retrate a realidade local, com uma abordagem dos saberes populares das comunidades locais, com sugestões de ações concretas para a conservação e preservação dos ambientes naturais nos quais elas estão inseridos.

Beneficiário
Estudantes, familiares e a comunidade inserida nas localidades circunvizinhas às Escolas e Instituições educacionais a serem atendidas pelo Projeto.