OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE (2022-2024): REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Apresentação
O evento OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE (2022-2024): reflexões teórico-metodológicas tem como meta apresentar à comunidade acadêmica e escolar o projeto de extensão OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITOS HUMANOS E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE por meio de seus objetivos, eixos teóricos e ações, bem como promover reflexões acerca de seu desenvolvimento e resultados em 2023 e das ações futuras em 2024.

Objetivos
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Justificativa
O “Observatório de Educação inclusiva, direitos humanos e processos de desenvolvimento profissional docente” celebra a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, resulta de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos anteriormente pelo mesmo grupo de pesquisadores e na mesma região estando integrado à Prática como Componente Curricular (PCC) das disciplinas de Fundamentos da Educação Inclusiva I e II. Além disso, vincula-se localmente por meio da integração e desenvolvimento de uma rede interdisciplinar e colaborativa da Unifal com escolas de educação básica e também mundialmente ao assentar-se aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ONU), com vistas à promover e incentivar processos formativos em relação à atuação dos participantes, difundir conhecimentos e subsidiar ações e políticas públicas em prol do fortalecimento de culturas escolares inclusivas, no contexto das diferenças humanas. O projeto objetiva: ● identificar as demandas internas de cada escola participante, no que se refere aos eixos: desenvolvimento profissional docente, direitos humanos e educação inclusiva, propondo coletivamente ações de enfrentamento a essas demandas; ● verificar os impactos das ações do projeto quanto aos eixos propostos: educação inclusiva, direitos humanos e desenvolvimento profissional docente. ● fortalecer, no sentido da práxis, a articulação entre teoria e prática no processo formativo dos estudantes; ● elaborar os planos de ação desenvolvidos em articulação com os profissionais da educação básica e executá-los por meio da Prática como componente curricular(PCC) das disciplinas envolvidas. ● analisar os planos de ação construídos em articulação com os profissionais da educação básica e executados por meio da Prática como componente curricular(PCC) das disciplinas envolvidas. ● promover ações de formação com educadores e profissionais da educação básica, considerando a educação inclusiva e os direitos humanos, como possibilidade de enfrentamento de todas as formas de exclusão no ambiente escolar. ● propiciar relações entre a formação de professores em exercício e em formação inicial, em um processo contínuo de desenvolvimento profissional docente; ● difundir material bibliográfico com informações sobre direitos humanos e inclusão, a ser socializado e utilizado nas escolas, universidades e outras instâncias educacionais, a fim de subsidiar ações e políticas públicas em prol do enfrentamento e combate à violência escolar, como o bullying, preconceito e suas diferentes formas de manifestação. O projeto foi desenvolvido na sua primeira edição (novembro de 2022 a dezembro de 2023) em quatro escolas da rede estadual de ensino em Alfenas - MG, tendo avaliação positiva. Neste ano (2024) iniciamos sua segunda edição e, para isso, visando reflexões coletivas sobre o desenvolvimento das ações já realizadas e futuras é que se justifica este evento.

Beneficiário
Estudantes das licenciaturas da Unifal que participaram do Projeto em 2023 e que participarão em 2024; profissionais das escolas estaduais das edições I/2023 e II/2024 deste Projeto de Extensão; público em geral, em especial, profissionais das escolas de educação básica de Alfenas.