3° CURSO INTENSIVO DE PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
Primeiros socorros é definido como o atendimento primário em situações de emergência que visam evitar a piora do quadro clínico da vítima, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, aliviar o sofrimento e a dor e a estabilização dos sinais vitais até que o serviço médico de emergência chegue ao local para atendimento e transferência ao atendimento hospitalar. Tais situações de emergência podem ser divididas em dois subgrupos: Emergências Clínicas (desmaio, obstrução das vias aéreas, convulsão, parada cardiorrespiratória, entre outras) e Emergências Traumáticas (hemorragia, traumas viscerais, politraumas, ou seja, ferimentos advindos de acidentes em geral). O atendimento primário se inicia na própria cena do acidente e é contínua até o transporte efetivo ao serviço hospitalar, onde ocorrerá o atendimento avançado e específico para a realidade clínica da vítima.

Objetivos
Desenvolver o conhecimento teórico e habilidades práticas na prestação do atendimento em primeiros socorros pelo público-alvo (acadêmicos, servidores e funcionários terceirizados da UNIFAL-MG; acadêmicos de outras instituições e comunidade externa em geral). Incentivar a formação de multiplicadores das técnicas de primeiros socorros.

Justificativa
Os procedimentos de primeiros socorros constituem uma etapa importante no atendimento a vítimas de acidentes, pois na maioria dos casos, o socorro imediato pode prevenir fatalidades, complicações e até mesmo a morte, á que são atendimentos básicos que não necessitam de alta tecnologia e do ambiente intra-hospitalar para serem realizados. Todavia, o conhecimento sobre as técnicas de suporte básico de vida é um fator primordial para a boa execução das técnicas. Para isso, o socorrista deverá aliar cautela e conhecimento técnico sobre o que deve ser feito à sua capacidade de improvisação, para que se tenha uma redução dos danos, de acordo com os recursos disponíveis. Dessa forma, a realização de cursos de capacitação são ferramentas essenciais para ensino e propagação desses conhecimentos que salvam vidas.

Beneficiário
Discentes, docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do curso de graduação e pós graduação da UNIFAL-MG, funcionários terceirizados desta IES, além de acadêmicos de outras instituições e comunidade externa em geral.