TELEINTERCONSULTA EM ESTOMATOLOGIA NO BRASIL: USO DE APLICATIVO PARA DIAGNÓSTICO, MANEJO E ACOMPANHAMENTO CLÍNICO DE LESÕES BUCAIS.

Apresentação
A aplicação de ferramentas digitais para o atendimento clínico tem se tornado comum e importante para a telessaúde. Nessa perspectiva, a teleodontologia tornou-se importante, especialmente durante a pandemia do COVID-19. Somado a isso, há uma dificuldade, por parte dos dentistas, no diagnóstico de lesões orais. Dessa forma, visando contribuir com a qualidade da assistência odontológica no Brasil e estreitar as lacunas entre as especialidades odontológicas, o objetivo deste programa é oferecer um serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões orais aos cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde da rede pública do Brasil. Nesse sentido, a utilização de aplicativos auxilia os profissionais de saúde na qualificação da assistência, na oferta de serviços e no processo de ensino-aprendizagem por meio da discussão de casos clínicos, orientando as intervenções clínicas, aumentando a resolutividade da atenção primária e secundária em saúde, o diagnóstico precoce das lesões orais.

Objetivos
Oferecer um serviço de Teleconsultoria odontológica para lesões de boca e lábios aos cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde da rede pública do Brasil, capacitá-los a utilizarem um aplicativo móvel de Teleinterconsulta em Estomatologia, além de implantar um outro aplicativo de rastreio do câncer de boca em treze estados brasileiros.

Justificativa
O aplicativo surge como uma estratégia de aproximação entre os profissionais de saúde distribuídos pelos estados brasileiros, sendo uma importante ferramenta para rastrear e mapear casos de câncer de boca, proporcionando uma otimização no diagnóstico precoce destas lesões orais. A análise dos dados permitirá o conhecimento do perfil epidemiológico e distribuição demográfica das suspeitas do câncer de boca, permitindo assim o planejamento de ações que reduzam o diagnóstico tardio e que possa colaborar para redução dos altos índices de morbidade e mortalidade dessa doença. O presente programa é relevante, visto que, a relação entre as tecnologias de informação e comunicação e a prática clínica, possibilita um suporte remoto, visando auxiliar e complementar a prática profissional.

Beneficiário
Serão beneficiários os profissionais da saúde da rede pública, os pacientes avaliados na comunidade, os profissionais da equipe técnica deste projeto, docentes de IES que serão teleconsultores, os alunos de graduação e pós graduação envolvidos neste projeto.