TECNOLOGIAS SOCIAIS EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS

Apresentação
A Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade (ABViver) é uma instituição sem fins lucrativos, atuante na região do Bairro Jardim Kennedy II, região em vulnerabilidade social, que funciona a partir do apoio de voluntários e de prospecção de recursos em empresas. Entre outras ações, ela atende simultaneamente entre 80 e 120 crianças e adolescentes, oferecendo alimentação, três refeições por dia, e atividades pedagógicas, lúdicas, culturais e esportivas. O grupo PET Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional (PET - Conexões de Saberes) em parceria com a referida associação irá oferecer aos beneficiários dessa, cursos voltados ao uso de tecnologias digitais, abordando o uso de programas computacionais, com foco em editor de texto, planilhas eletrônicas, introdução à programação e eletrônica/robótica.

Objetivos
O presente projeto tem como objetivo geral estabelecer uma atuação conjunta do grupo PET Conexões de Saberes com a ABViver em ações voltadas ao acolhimento e desenvolvimento pessoal, intelectual e profissionalizante de crianças e adolescentes da região do Bairro Jardim Kennedy II, por meio do oferecimento de cursos de inclusão digital e eletrônica/robótica. Os objetivos específicos da presente proposta são: a) Apresentar aos beneficários da ação atividades divertidas que não estão inseridas no seu quotidiano, de forma a promover o seu acolhimentos ao mesmo tempo em que amplia seu horizonte quanto a seu desenvolvimento cultural, intelectual e profissionalizante; b) Atrair a atenção dos participantes da ação e de seus responsáveis para a importância do processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento pessoal proporcionado pelo ensino formal oferecidos por escolas, cursos técnicos e tecnológicos e Universidades; c) Possibilitar aos beneficiários diretos e indiretos da ação o conhecimento introdutório quanto às possibilidades de uso crítico de ferramentas de tecnologia da informação e de processamento de dados voltadas ao acesso a informação e/ou educação.

Justificativa
A região Sul de Poços de Caldas, atendida pelo trabalho da Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade, é a região de menor renda mensal por responsável por domicílio da cidade. A baixa renda mensal média, a sua descontinuidade em relação ao restante da malha urbana do município que a situa a grandes distâncias de serviços e aparatos públicos e privados e às carências sociais e de infraestrutura fazem dessa uma região de vulnerabilidade social. Como forma de dar apoio as famílias dessa região, bem como proporcionar o desenvolvimento pessoal, cultural, educacional e profissionalizante de crianças e adolescentes, a ABViver atende simultaneamente entre 80 e 120 crianças e adolescentes, oferecendo alimentação, três refeições por dia, e atividades pedagógicas e educacionais, lúdicas, culturais e esportivas. Nesse contexto, a integração da Universidade com a comunidade resulta em benefícios mútuos. O meio universitário pode oferecer atividades especializadas que interessam os membros da comunidade da região ao mesmo tempo em que se beneficia dessa vivência. Entre os principais benefícios aos acadêmicos podem ser destacados a ampliação de seu entendimento sobre a realidade socioeconômica dos moradores do município, a complementação da formação de seus acadêmicos, oferecendo a eles uma visão social e humana, e não apenas tecnicista dos cursos universitário e possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades como aquelas voltadas à transmissão de conhecimento. Dessa forma, a presente proposta possibilita a interação Universidade - comunidade por meio da realização de um projeto de extensão fundamentado na parceria com uma instituição sem fins lucrativos que atua em uma região de vulnerabilidade social.

Beneficiário
Crianças e adolescentes atendidos pela Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade