FARMÁCIA EM FOCO

Apresentação
O projeto "Farmácia em Foco", desenvolvido pelo PET Farmácia, visa esclarecer dúvidas e incentivar estudantes do ensino médio, especialmente da rede pública, a ingressarem na universidade e no curso de farmácia. Com atividades educativas, palestras e momentos de diálogo, busca desmistificar o processo de ingresso e a experiência universitária, destacando a importância da profissão farmacêutica. Além disso, oferece o "Apadrinhamento de Calouros" para integrar novos alunos ao curso e à universidade, fornecendo orientação e suporte por meio de encontros semanais, oficinas e palestras. Essa iniciativa visa fortalecer o acesso à educação superior e promover uma visão mais ampla sobre a área farmacêutica.

Objetivos
O objetivo geral do projeto é multiplicar informações sobre a importância do ingresso na universidade pública e sobre o curso de farmácia. Além de difundir informações, sanar eventuais dúvidas dos alunos e estimular os mesmo a ingressar em uma universidade pública. Além disso, visa-se aumentar a adesão dos alunos de graduação a esse processo de avaliação, auxiliando para a construção de um sistema educacional mais sólido e eficaz, e preparando os mesmos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida como cidadãos conscientes e capacitados. Já a atividade “Apadrinhamento de calouros” visa ambientar os novos ingressantes ao clima universitário, proporcionando-lhes conhecimento acerca do curso escolhido, da infraestrutura oferecida, dos meios de participação em ações extracurriculares da universidade, bem como da atuação no mercado de trabalho do profissional formado, conferindo uma maior segurança ao estudante, diminuindo os índices de evasão de curso. Objetivos Específicos: - Realizar atividades educativas e integrativas sobre o ingresso na universidade pública; - Orientar o público a respeito do curso da farmácia; - Interagir com os alunos sobre a importância do ensino superior; - Produção de material informativo sobre a Universidade Federal de Alfenas, sobre o curso de farmácia e sobre o grupo PET Farmácia. - Realizar troca de informações e saberes entre os petianos e calouros por meio de palestras e oficinas; - Disseminar conhecimento acerca das áreas de atuação do farmacêutico para futuros ingressantes no ensino superior; - Fornecer conhecimento a respeito da grade curricular, plataforma Lattes, sistemas da universidade, restaurante universitário, grandes áreas de atuação do farmacêutico; - Apresentar os laboratórios de aulas práticas; - Realizar uma aula experimental da disciplina de Tecnologia de Cosméticos; - Fornecer informações a respeito dos recursos oferecidos pela Universidade (infraestrutura e oportunidades acadêmicas como a apresentação dos Programas Institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão e Pró-Reitorias relacionadas), além de Assuntos Comunitários e Estudantis e seus respectivos programas; - Incluir no roteiro de atividades dois questionários, buscando avaliar o perfil do estudante ingresso no início do projeto e ao final do mesmo, avaliar a satisfação do aluno em relação ao primeiro semestre da graduação, bem como rendimento e também as atividades desenvolvidas pelo projeto.

Justificativa
Alguns autores atentam pelo fato de que a escola acaba não preparando os jovens adequadamente para o mercado de trabalho, assim como também há pouco estímulo para que os mesmos, sigam carreiras científicas. Portanto, é de extrema importância que esses jovens sejam incentivados a adentrar as universidades. Através do projeto, pode-se despertar o interesse dos estudantes do ensino médio ao ingresso na Universidade, contribuindo de forma significativa para a Extensão Universitária, uma das bases do Ensino Superior, ampliando, portanto, a relação da população com a universidade. A escolha do público-alvo (jovens do ensino médio da rede pública) é justificada em razão do pequeno número de ingressantes na universidade pública vindo de escolas públicas quando comparado ao número de alunos vindos da rede particular de ensino.

Beneficiário
- População externa à UNIFAL-MG - alunos do ensino médio da rede pública de ensino; - Alunos calouros do curso de farmácia da UNIFAL-MG; - Alunos do ensino médio de escolas públicas do município de Alfenas.