COSMETOLOGIA & SAÚDE

Apresentação
Este projeto é uma criação do PET Farmácia. Seu principal enfoque está na relevância e no alto consumo de produtos cosméticos pela população, fazendo-se necessário diversas discussões sobre o assunto, tais como análise de formulações, cuidados com a saúde e a beleza. O foco desta edição será o desenvolvimento de atividades educativas para orientar os indivíduos sobre as doenças raras de pele como o vitiligo, psoríase, epidermólise bolhosa, ictioses e seus devidos cuidados, além de auxiliar a comunidade nas suas dúvidas e problemas gerados com o uso de cosméticos inadequados e sem orientação profissional. Estas ações poderão influenciar positivamente na descoberta precoce dessas doenças, além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e contribuir para a desconstrução do preconceito existente na sociedade, ressaltando a importância do papel da Universidade no compartilhamento de conhecimentos científicos e na construção de uma sociedade mais empática e acolhedora para todos.

Objetivos
O projeto objetiva compartilhar informações de relevância sobre temas relacionados à cosmetologia, saúde e beleza, com foco em doenças raras de pele como vitiligo, psoríase, epidermólise bolhosa, ictioses e seus cuidados, promovendo disseminação sobre os principais produtos indicados para essa população, formas corretas de uso, bem como discorrer cientificamente sobre formulações, combater fake news do mundo da beleza e esclarecer dúvidas sobre a temática em questão.

Justificativa
Considerando o crescimento da produção e do consumo de produtos cosméticos na atualidade, a grande desinformação que existe por parte da população, somada às várias fake news que são espalhadas quanto ao tema via mídias sociais, e a quantidade de pessoas com doenças raras no Brasil (cerca de 13 milhões de pessoas) (SBD, 2023). O vitiligo atinge de 0,5 a 2% da população mundial e só no Brasil, mais de um milhão de pessoas manifestam essa condição (0,54% dos brasileiros). As ictioses hereditárias dividem-se em 36 subtipos, sendo a vulgar a forma mais comum, com uma incidência de até 1:100. Embora sejam raras, as ictioses hereditárias impactam negativamente na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, devido a uma exigência de cuidados extensivos, de forma que alertas sobre diagnóstico, tratamento adequado e acompanhamento médico se fazem necessários (CONITEC, 2021). A epidermólise bolhosa é uma das doenças de pele rara mais frequentes, isso porque de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo tenham essa doença. É pertinente ressaltar também que apesar de não ser transmissível, ela não tem cura. O projeto tem grande relevância para a comunidade, tanto externa quanto acadêmica em que sua realização será aplicada. Nesse contexto, o compartilhamento de informações, palestras, debates, rodas de conversa, campanhas, panfletos e banners sobre o tema, através do conhecimento científico propiciado pela Universidade, são ações de grande potencial para a conscientização e o esclarecimento de dúvidas dos indivíduos sobre essas doenças muitas vezes mal compreendidas, possibilitando o entendimento de todos quanto às particularidades dessas doenças e a importância do uso de produtos adequados. Além disso, o projeto proporcionará a aproximação entre discentes, docentes e a comunidade externa por meio de uma comunicação dinâmica entre todas as partes.

Beneficiário
Público de estabelecimentos de saúde de Alfenas, servidores, acadêmicos e terceirizados e comunidade externa que frequenta a Universidade Federal de Alfenas.