ATUALIZAÇÃO SOBRE TERMINILOGIA PADRONIZADA DE ENFERMAGEM - CIPE

Apresentação
O curso “Atualização sobre Terminologia Padronizada de Enfermagem – CIPE” busca um aprofundamento dos enfermeiros acerca da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), uma terminologia padronizada que representa o domínio da prática e unifica a Enfermagem no âmbito global. Ademais, busca fomentar o aprendizado do processo de raciocínio clínico nas etapas de diagnósticos de enfermagem e de planejamento da assistência de enfermagem, com vistas a auxiliar na adesão e na aplicação do Processo de Enfermagem na prática clínica destes profissionais. O curso será desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância (EaD) por metodologia específica de aprendizado com carga horária total de 30 horas, dividido em vários módulos que contêm videoaulas, Ebooks, exercícios de direcionamento, indicação de leitura de artigos científicos, e casos clínicos. Ressalta-se que o curso está vinculado ao Programa APEC e será ofertado pelo Projeto APEC-APS no âmbito da atenção primária à saúde.

Objetivos
• Propiciar aos enfermeiros um espaço de aperfeiçoamento e de atualização sobre o Processo de Enfermagem, por meio de discussão e de troca de experiências para a obtenção de melhores resultados na prática assistencial • Atualizar sobre as bases legais para a implementação do processo de Enfermagem; • Aprofundar os conhecimentos acerca do Processo de Enfermagem; • Trabalhar o raciocínio clínico em diagnósticos de enfermagem utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), isto é, uma terminologia Padronizada de Enfermagem; • Alcançar o aprendizado para resolver casos clínicos, bem como aplicação em casos da prática clínica, com vistas a nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico.

Justificativa
No campo de atuação profissional, a enfermagem busca, enquanto ciência, a consolidação da profissão com uma estrutura de conhecimentos próprios que fundamentem o saber-fazer em seu cotidiano do cuidado, no seu processo de trabalho, com elementos que representem a sua identidade profissional. Dessa forma, procura uma maior visibilidade e sentimento de pertencimento que propicie a definição das competências particulares, autonomia, reconhecimento e respaldo na tomada de decisão acerca de questões inerentes às atribuições da profissão (FERNANDES et al., 2018). Com o escopo de alcançar tal consolidação, destaca-se o Processo de Enfermagem (PE), que se constitui como um saber específico e necessário para a profissionalização, autonomia e formação da identidade profissional. Sob esse prisma, o PE representa o instrumento para dar suporte à tomada de decisão na formulação de políticas públicas, com vistas à organização do trabalho em saúde, à qualificação da formação em Enfermagem e sua regulamentação (PIMENTA; SOUZA, 2017). Logo, é de suma importância que o enfermeiro tenha conhecimento necessário acerca de todas as etapas do PE e as taxonomias utilizadas, bem como tenha participação na construção e na consolidação do sentimento de pertença ao grupo profissional, pois se a centralidade desta profissão é o cuidado, o PE é a forma de conferir-lhe racionalidade científica capaz de evidenciar a especificidade do saber/fazer (GUTIE´RREZ; MORAIS, 2017). Por conseguinte, entende-se neste processo, a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) de Enfermagem de investir esforços na formação de profissionais críticos e reflexivos, capazes de aplicarem o PE. Além disso, para assegurar o ensino do PE de modo transversal, convém-se que as IES promovam contínua qualificação pedagógica e realizem a política de educação permanente nos serviços (BRASIL, 2009). Cumpre assinalar que a flexibilidade da Educação a Distância (EAD), por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), é uma alternativa para a atualização e capacitação de profissionais, uma vez que oportuniza o tempo, ajusta-se à rotina individual, e tem demonstrado ser efetiva no processo de ensino-aprendizagem (TAVARES et al., 2018). Diante de tais ponderações, é de suma importância que enfermeiros, conheçam e saibam aplicar o PE, bem como as taxonomias de Enfermagem. Todo esse processo, irá contribuir positivamente para que atuem na prática clínica subsidiados pelo conhecimento científico (SILVA et al., 2019). Para tanto, a fim de atualizar os enfermeiros acerca desta temática e com o escopo de nortear um cuidado a partir de tomadas de decisões críticas, oferecendo ao cliente segurança e participação nas ações estabelecidas, além de desencorajar a assistência centrada no modelo biomédico., justifica-se este curso e sua relevância.

Beneficiário
Enfermeiros atuantes nas unidades de ESF do município de Alfenas-MG