DESMISTIFICANDO A MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA A GRADUAÇÃO

Apresentação
A falta de interesse dos jovens pelo curso matemática pode ser atribuída a diversos fatores como a percepção negativa da Matemática, falta de informação sobre as oportunidades da carreira e desafios na formação acadêmica. Este projeto tem o intuito de apresentar aos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas o curso de Matemática ofertado pela Universidade Federal de Alfenas.UNIFAL-MG a fim de desmistificar a profissão de Licenciado em Matemática, destacando sua relevância, aplicabilidade e oportunidades da carreira, inspirando os estudanteas do ensino médio à considerarem como uma escolha educacional e profissional.

Objetivos
I) Apresentar de forma acessível a importância da Matemática na sociedade contemporânea; II) Desconstruir mitos e preconceitos em torno da Matemática; III) Informar sobre as oportunidades que o curso de Matemática oferece aos alunos; IV) Destacar as várias frentes que um profissional com formação em Matemática pode atuar; V) Promover a integração entre comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Justificativa
De forma geral, existe um grande número de vagas remanescentes na educação superior no Brasil, segundo dados do último censo, o que traz um alerta sobre a ociosidade do sistema. Na esfera Feredal, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2022, do total geral de vagas, 25,4% são vagas remanescentes. Em termos de ocupação dessas vagas, a taxa de ocupação foi de 20,9%, revelando uma opcupação muito baixa. Outro dado que preocupa em relação à baixa procura por cursos presenciais (e claro, com as licenciaturas), é a evolução do número de cursos de graduação à distância no período de 2018-2022. De 2018 até 2022, o número de cursos de graduação á distância aumentaram em 189%. Com isso, a oferta de vagas em cursos de graduaçâo à distância cresceu bastante, enquanto a oferta de vagas em cursos de graduação presenciais abaixou em termos percentuais entre 2018 e 2022. Além desta discrepância de vagas entre modalidade presencial e à distância, acredita-se que essa ociosidade das vagas no ensino presencial também é justificada pela falta de conhecimento por partes dos jovens sobre os cursos de graduação, o que inviabiliza a identificação de afinidades com uma determinada carreira profissional.

Beneficiário
Estudantes do terceiro ano do ensino médio, preferencialmente de escolas públicas de Alfenas e cidades vizinhas.