MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO ENSINO SUPERIOR

Apresentação
Educar e comunicar são dois atos próximos. Criada pelo americano Marshall Rosenberg, a Comunicação Não-Violenta é um processo que apóia o exercício da empatia, fundamentada na idéia de uma vida mais harmoniosa com os outros a partir do estabelecimento de relações de parceria e cooperação. Rosenberg partiu do conceito de Ahimsa, tornado famoso por Mahatma Gandhi, baseado na idéia de que todos os seres humanos têm a capacidade da compaixão e recorrem à violência quando não percebem outro recurso, ou quando não têm suas necessidades supridas. A idéia é criar uma cultura de expressão que resolva os conflitos, ao invés de criá-los. Assim, a CNV promove a escuta empática e a expressão autêntica em três âmbitos: nossa própria experiência interior, nossa relação com os outros e nossa conexão com os sistemas nos quais estamos inseridos. Neste sentido, este curso prevê a capacitação de docentes e discentes do ensino superior na mediação de conflitos e comunicação não violenta.

Objetivos
Capacitar docentes e alunos de ensino superior na mediação de conflitos e comunicação não violenta

Justificativa
No campo da educação de ensino superior, a universidade se configura como arena de diversos conflitos e necessita de mediações diariamente. No modelo tradicional de educação ainda vigente, o professor que se depara com tantos os desafios de tantos conflitos dentro e fora da sala de aula tende a buscar a resolução dos mesmos por meio do autoritarismo como ferramenta de controle. Porém, essa atitude cada vez mais tem demonstrado ser ineficaz, principalmente com a geração atual de alunos. Assim, uma boa alternativa seria construir processos de colaboração e participação, a partir dos quais, a idéia da CNV seria uma ferramenta de auxílio na resolução dos conflitos. A CNV pode transformar o modelo punitivo da educação ao oferecer uma base de reflexão sobre o modo como a mediação, a educação e a universidade interagem. Por isso, é preciso que alunos, universidade, professores, educadores e gestores busquem:  Reconhecer a mediação na educação como um instrumento de transformação dos conflitos;  Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenômenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência;  Enquadrar a mediação na formação pessoal e social no domínio da resolução de problemas e da educação para os valores;  Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos;  Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos;  Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador;  Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento de programas de mediação escolar e planos de convivência.

Beneficiário
Docentes e discentes vinculados a Instituições de Ensino Superior de todo território nacional