PSICOLOGIA E ODONTOPEDIATRIA: DIÁLOGOS

Apresentação
A Psicologia e a Odontologia são duas áreas do conhecimento com possibilidades de trocas de saberes, uma vez que o limite da técnica esbarra, muitas vezes, nas questões humanas. Tendo em vista que a saúde é um campo complexo que envolve variáveis sociais, econômicas, biológicas e psicológicas, a psicologia pode agregar várias reflexões ao possibilitar a formação de profissionais da saúde mais preparadas/os para a humanização da prática em saúde.

Objetivos
O objetivo desse projeto é realizar atividades de Odontopediatria, em instituições que atendam crianças, de modo articulado com a disciplina de Psicologia aplicada à Saúde para o curso de Odontologia.

Justificativa
O atendimento odontológico de crianças da faixa etária de 0 a 4 anos é uma dificuldade na cidade de Alfenas, tanto nos espaços públicos quanto privados. Uma das justificativas correntes é a dificuldade na interação com a criança pequena. No entanto, o trabalho preventivo e educativo em Odontopediatria, aliado às contribuições da Psicologia da Infância podem auxiliar na formação humanizada de profissionais de Odontologia que atenderão à primeira infância.

Beneficiário
Estudantes de Odontologia e profissionais de instituições que atendam crianças de 4 a 6 anos de idade, tais como escolas públicas e particulares de Alfenas.