MINICURSO - COMUNICAR EM SAÚDE

Apresentação
O tema foi proposto devido às carências de formação em comunicação em saúde, sendo que há diversos estudos apontando a importância da habilidade em comunicação nos profissionais para melhorar os desfechos em saúde. É comum, os cursos da saúde possuírem cargas horárias somente dentro das suas áreas de ensino, ignorando outras habilidades, como a comunicação, que são essenciais para a atuação profissional em saúde. Assim, o minicurso "Comunicar em Saúde" visa diminuir essa lacuna e promover um treinamento em comunicação. A oficina será realizada de forma híbrida, com quatro encontros presenciais, uma vez por semana e atividades assíncronas propostas pela ministrante, semanalmente. Será destinado a acadêmicos e profissionais da área da saúde.

Objetivos
Objetivo geral: Aprimorar os conhecimentos e habilidades de comunicação em saúde, contribuindo para uma melhor formação profissional, e consequente melhores atendimentos. Objetivos específicos: Conscientizar sobre a importância da comunicação para melhorar os desfechos em saúde, aprimorar as habilidades em comunicação dos acadêmicos e profissionais da saúde, a fim de melhorar a formação profissional e qualidades dos atendimentos.

Justificativa
Diversos estudos apontam a importância do desenvolvimento de soft skills, como comunicação, para profissionais da saúde. Entretanto, esse não é um tema que costuma ser abordado durante a formação acadêmica. Essa proposta visa diminuir essa lacuna e aprimorar as habilidades de comunicação em saúde dos acadêmicos e profissionais da saúde.

Beneficiário
Acadêmicos e profissionais da área da saúde, da comunidade interna e externa à UNIFAL.