COLETATIVA UNIFAL-MG

Apresentação
As mudanças climáticas e suas drásticas consequências têm gerado preocupações para o planeta. As inúmeras toneladas de lixo descartadas diariamente pela população possuem influência direta com o meio ambiente e suas alterações, principalmente quando feitas de forma inadequada. No Brasil, o governo busca, por meio de suas políticas, reduzir os impactos da geração de lixo no país, possuindo uma farta produção jurídica que contempla temáticas de cunho ambiental e sustentável. Além disso, há também o compromisso de suas próprias instituições na busca por um comportamento ambientalmente correto. As universidades públicas, por exemplo, fundamentalmente exercendo seu papel de promover a troca de saberes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornam-se importantes personagens no processo de formar uma sociedade mais consciente e sustentável. Contudo, para atingir os resultados almejados, um trabalho constante e estratégico deve ser fomentado junto à comunidade acadêmica e externa.

Objetivos
Sensibilização e transformação de hábitos, onde a construção do conhecimento será pautada no dialogo universidade-sociedade, através de oficinas, redes de conversa, exposições, mídias eletrônicas, as quais em conjunto contribuirão para o despertar do olhar crítico de todos os envolvidos. Promover a troca de saberes e maior reflexão sobre as questões ambientais, impacto do comportamento da população no agravamento dos problemas ambientais, estimular ações sustentáveis e práticas mais amigáveis ao meio ambiente, propiciando melhor qualidade de vida, menor impacto, menor geração, bem como a gestão responsável de resíduos. Dialogar em espaços informais fora do ambiente universitário, desenvolvendo atividades que promovam ações sustentáveis junto às demais ações componentes do Programa Legado Ambiental, as quais podem contribuir a médio e longo prazo para sustentabilidade em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Pretende-se um sinergismo de contribuições, formando uma rede de reflexão acerca da geração, uso e descarte de resíduos sólidos. Estimular, na comunidade universitária, seus servidores, colaboradores e aqueles que compartilham desse espaço, o sentimento de pertença e corresponsabilidade, no que tange a construção de um ambiente mais sustentável, assim como junto à toda sociedade que o projeto alcançar com suas atividades. Com isso, almeja-se contribuir com o que prevê os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a exemplo os objetivos 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes), tendo a Universidade como base importante na geração de uma sociedade melhor.

Justificativa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010 dispõe sobre a minimização dos resíduos dispostos em aterros sanitários e o Decreto Federal nº 5.940/2006 determina a correta separação e destinação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos públicos a associações e cooperativas de catadores. A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) assumindo o relevante papel social que ocupa enquanto instituição de ensino pública, intenciona contribuir na construção do conhecimento de forma colaborativa pela relação Universidade-Sociedade, buscando otimizar benefícios socioeconômicos, ambientais e de saúde pública, podendo ainda contribuir para uma maior eficiência do processo de coleta seletiva já existente no município de Alfenas. A população mundial vivencia de forma intensa os reflexos de anos de negligência com relação ao uso desregrado dos recursos naturais e a falta de cuidado com o meio ambiente. A elevada e crescente quantidade de resíduos gerados pela sociedade moderna, por exemplo, torna-se o “calcanhar de aquiles” e fonte de grande preocupação tanto para as questões ambientais quanto para a saúde pública, o que justifica um projeto com dedicação na atuação deste tema.

Beneficiário
Toda comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, também catadores autônomos de material reciclável, bem como comunidades pertencentes à escolas do município onde o projeto possa alcançar atuação.