COTIDIANOS EM PERSPECTIVA: ENTRECRUZAMENTOS ENTRE A ESCOLA E A CIDADE

Apresentação
O presente projeto de extensão foi idealizado visando o cumprimento da carga horária de Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) da disciplina DCHX21 - Práticas em Educação III - do curso de Ciências Sociais - Licenciatura. Trata-se de promover atividades inspiradas em fotoetnografias para apreender, compreender, refletir e representar o cotidiano de uma maneira geral e com foco no cotidiano da cidade e da/na escolar. Com isso, busca-se sensibilizar e exercitar o olhar sociológico e pedagógico das/dos estudantes contribuindo tanto com a formação como pesquisadoras/es quanto como professoras/es.

Objetivos
O objetivo geral do projeto é compreender o cotidiano numa perspectiva sociológica e culturalista. Por isso, os objetivos específicos são: a. pesquisar, analisar e refletir sobre o cotidiano, tomando como foco a escola e a cidade; b. Vivenciar a construção coletiva de uma experiência próxima a de uma fotoetnografia, que corresponde a uma ferramenta de pesquisa da Antropologia Visual e que realiza etnografias por meio de fotografias; c. exercitar a imaginação sociológica e pedagógica sobre a cidade e sobre a escola.

Justificativa
As disciplinas de Práticas em Educação foram pensadas no curso de Ciências Sociais – Licenciatura como uma introdução as questões pedagógicas práticas de modo a preparar as e os estudantes para experiências mais imersivas dos estágios. Dessa forma, elas visam aproximar as e os estudantes das questões e práticas que envolvem a docência, mas que não necessariamente estão vinculadas a sala de aula. No caso da disciplina de Práticas III, seu foco está na compreensão do cotidiano escolar em toda sua amplitude e complexidade. O presente projeto de extensão é uma oportunidade de olhar para o cotidiano escolar como parte do cotidiano mais amplo da vida. Por isso, não se restringirá a escola, mas se ampliará para um olhar atento a cidade, buscando seus entrecruzamentos com a escola. Dessa forma, acreditamos estar contribuindo tanto com a formação como futuras/os pesquisadoras/es das Ciências Sociais quanto professoras/es de Sociologia na Educação Básica.

Beneficiário
Estudantes do curso de Ciências Sociais - Licenciatura.