ENGENHARTE

Apresentação
O projeto ENGENHARTE objetiva promover um conjunto de espaços voltados à divulgação e popularização da C&T, inovação tecnológica e arte. Tais espaços tornarão acessíveis e públicos os trabalhos resultantes de atividades de conclusão de cursos, projetos de extensão, atividades de pesquisa e demais produções pertinentes que são desenvolvidos pelos discentes sob orientação, supervisão e tutoria dos docentes e TAEs vinculados ao ICT. O projeto também visa estudar e acompanhar o impacto destes trabalhos sobre as demandas da sociedade moderna.

Objetivos
Apresentar a diversidade de temas e conhecimentos articulados com os trabalhos desenvolvidos no campus do ICT de pesquisa e extensão; Divulgar e popularizar tópicos de C&T essenciais e emergentes à comunidade local; Identificar demandas regionais; Investigar e acompanhar o impacto dos trabalhos desenvolvidos no ICT sobre as demandas regionais.

Justificativa
A construção de um projeto específico, mas não exclusivo, para a apresentação dos trabalhos resultantes de atividades de conclusão de cursos, projetos de extensão e atividades de pesquisa do ICT se justifica pelo número expressivo de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC defendidos nos cursos de BICT e das Engenharias Ambiental, de Minas e Química, entre 2009 e 2022, que não chegaram ao conhecimento público de forma abrangente e/ou satisfatória. Embora os resumos de cada trabalho desenvolvido pelos discentes tenham sido registrados por alguns grupos e/ou instâncias dos cursos do ICT para fins de conservação de memória, poucas análises sobre o impacto dos trabalhos desenvolvidos e/ou políticas internas para desenvolver soluções para problemas específicos da comunidade local foram realizadas. É notável a carência de diálogo com a comunidade para mapear problemas da região de Poços de Caldas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e científicas alinhadas a estes desafios. Portanto, um projeto como este em proposta pode ser um espaço interessante para promover esta aproximação entre a comunidade local, discentes, docentes e TAEs do ICT. Além disso, é estratégico que o público externo a universidade tenha a oportunidade de assistir uma defesa de um Produto de Conclusão PIEPEX - PCP e/ou Projeto de Final de Curso - PFC permitindo que seja apresentado o rigor técnico e científico que é exigido na elaboração, realização e defesa destes trabalhos. O correto desfecho desta aproximação permitirá o aumento da ocorrência de projetos e programas de extensão com participação direta da comunidade. Por fim, o projeto contará com o elemento artístico enquanto conceito transversal, integrando-se às ações onde e quando possível. Este projeto entende a arte como pilar da criatividade e promotora de habilidades relacionadas à percepção da realidade. Este elemento artístico sensibiliza e mobiliza valores e conhecimentos condizentes a uma formação e desenvolvimento humanístico e interdisciplinar.

Beneficiário
O correto desfecho deste projeto poderá beneficiar discentes da Unifal, docentes e profissionais da comunidade local que realizem pesquisas. Além da comunidade local que tenham alguma demanda que possa ser atendida através dos trabalhos desenvolvidos em atividades de conclusão de curso.