Apresentação
O projeto tem como objetivo, além da integração entre a Universidade e a sociedade local, a divulgação da cultura musical por meio de estudos e apresentações de Música Coral, principalmente a música Antiga e Renascentista, não deixando, porém, de valorizar peças contemporâneas de diversos países e a música nacional, popular e folclórica. O grupo é formado por alunos, servidores e membros da comunidade de Alfenas e região das mais variadas profissões e conta, atualmente, com 23 membros, incluindo o Regente. Devido à pandemia, as apresentações são realizadas de forma virtual, o que possibilita a participação do grupo em eventos por todo o Brasil e, também, fora do país.
Objetivos
1 - Contribuir com a formação sociocultural dos discentes e membros da comunidade, integrantes da equipe do Projeto, por meio do estudo realizado para preparação das peças do repertório, de forma disciplinada e embasada teoricamente; 2 - Fomentar a formação de público para a fruição de Música Antiga e Contemporânea, por meio dos concertos e apresentações didáticas; 3 - Apresentar peças do repertório nacional e folclórico, bem como composições contemporâneas pouco conhecidas do público em geral; 4 - Oportunizar o acesso a uma produção musical pouco difundida, contribuindo com a valorização da diversidade cultural e fomentando a cultura musical. Fomentar a cultura musical por meio da formação de público para fruição desse tipo de manifestação artística, especialmente um tipo de Música que, geralmente, fica restrito a espaços elitizados, ofertados nas salas de grandes centros urbanos, além de promover a integração entre a Universidade e a comunidade.
Justificativa
O momento de pós-isolamento social e de incertezas tem potencializado problemas de saúde emocional e psicológica. Problemas como a ansiedade ou depressão criam uma baixa eficiência cerebral, com origem na diminuição da serotonina, um neurotransmissor envolvido na comunicação entre neurônios. Areias (2016) afirma que a Música estimula as células cerebrais aumentando o nível de serotonina e, dessa forma, melhora o humor e a disposição. Estudos comprovam que a música é facilitadora no processo de aprendizagem, por seus efeitos positivos na memória, atenção, funções motoras e emoção. Schullian e Schoen (1948) afirmam que “É privilégio de todo indivíduo formar seu próprio gosto musical. No entanto, em vista das evidências científicas do efeito da música sobre a mente, é necessário suscitar uma questão ética e moral com respeito a todos que se empenham em fornecer ao público qualquer espécie composição musical. Pelo ensino, por execuções ao vivo pela preparação de música gravada, os que assim se acham empenhados estão moldando o gosto e as atitudes de milhares de crianças, jovens e adultos." (p.271). A afirmativa serve de motivação, mas também é um alerta. Apresentamos neste projeto uma proposta de utilização da Música como instrumento de transformação, efeito que se comprova cientificamente. Por outro lado, temos a consciência de estar assumindo uma grande responsabilidade, visto seu poder de influenciar na formação humana. Considerando que as ações do Projeto vêm apresentando resultados satisfatórios, desde sua concepção em 2009, com significativo aumento de público a cada ano e reconhecimento no meio da música coral, no âmbito local e nacional, é possível afirmar que estamos no caminho certo. Nesse sentido, o projeto visa a propiciar, a todos os envolvidos em suas ações, o acesso a uma manifestação cultural que, normalmente, fica restrita a meios acadêmicos especializados ou direcionada a um público elitizado, e, assim, visando a ampliação do capital cultural do público assistente.
Beneficiário
Além dos integrantes do projeto, serão beneficiários das ações desta proposta, membros da comunidade externa, assistentes aos concertos e apresentações.