GÊNEROS E INTERSECCIONALIDADES: DEBATES CONTEMPORÂNEOS

Apresentação
O curso Gênero e interseccionalidades: debates contemporâneos será ministrado em 30 horas, com 12 encontros virtuais, de duas horas e meia. É um curso de caráter multidisciplinar e interseccional, contando com diferentes profissionais que pensam as questões de gênero, do ponto de vista da Psicologia, da História, da Assistência Social, da Literatura e do Direito. As aulas pensam os debates atuais no campo de gênero, sob as suas conexões com as relações de classe, sexualidade, religiosidade e relações étnico-raciais, sendo voltadas ao público amplo, uma vez que tem caráter de formação inicial e continuada na temática.

Objetivos
O curso tem por objetivo contribuir para a formação inicial ou continuada de pessoas leigas, estudantes, profissionais diversos e/ou pesquisadoras/es que investiguem temas ou que lidem em seu cotidiano com questões ligadas a gêneros e interseccionalidades.

Justificativa
O curso se justifica diante das crescentes demandas sociais em defesa da vida de mulheres, da população negra e LGBTQIA+. Diante dos crescentes números de feminicídios e violência contra mulheres, em especial pobres, negras e dissidentes sexuais, é fundamental que os estudos no campos de gênero tenham um sentido de promover o debate e a conscientização das pessoas - em suas diferentes profissões e atividades - sobre a necessidade da luta em defesa da equidade de gênero, além do antirracismo e a antilgbtfobia. Nesse sentido, as leis devem ser compartilhadas e debatidas, tendo não apenas o aspecto de denúncia, mas de orientação de ações em prol da vida e da cidadania. Além disso, o curso traz diferentes reflexões sobre feminilidades, masculinidades (trans e cisgêneras), ancestralidades e resistências em defesa da memória, da história e das identidades.

Beneficiário
Docentes universitários/as e da educação básica, graduandos/as e pós-graduandos/as, pesquisadores/as, membros de coletivos e associações, militantes e população em geral.