Resumo: | Desde os primórdios, o ensino da matemática é baseado no modelo tradicional de ensino, onde nem todos os alunos aprendem, pois esse modelo é fundamentado em memorização de fórmulas o que não desperta o interesse dos estudantes (CAMARGO, 2005). Segundo (FAINGUELERNT, 2015) a Matemática é vista como uma disciplina desafiadora, complexa e misteriosa, sendo reservada para um grupo seleto de indivíduos que possuem uma habilidade inata para compreendê-la. Com o intuito de desmistificar a Matemática o relatório não publicado “a arte de ensinar com matemática” feito para a disciplina Seminários, do curso de Licenciatura em Matemática da UNIFAL-MG, busca encontrar um tipo diferente de abordagem dos conceitos matemáticos por meio do uso da arte. O objetivo deste trabalho é propor uma atividade que explore alguns conceitos matemáticos presentes em diversas obras de arte.
|
Referência 1: | CAMARGO, E. P. O ensino de física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. 2005. Tese de doutorado em Educação. |
Referência 2: | SOUZA, M, A, S. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2016. |
Referência 3: | FAINGUELERNT, E, K; NUNES, K, R, A. Fazendo arte com a matemática, 2015. |