ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO PLANO DE ESTUDO TUTORADO DE MINAS GERAIS: RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Resumo:O resumo consiste em uma breve histórico do ensino remoto no Brasil, em meio a pandemia, com o foco nas medidas adotadas em Minas Gerais. Para os mineiros, o único material disponível a 100% dos estudantes foi o Plano de Estudo Tutorado (PET). Assim, foi apresentada uma Análise Praxeológica do conteúdo Relações Métricas no Triângulo Retângulo, do PET do 9º ano, presente no volume 3 de 2021. A Análise Praxeológica é um estudo do material didático onde verifica-se suas potencialidades e fragilidades, através de uma avaliação que considera o que o material apresenta, mostrando que ele não oportuniza a aprendizagem se ele for o único material disponível ao estudante.
Referência 1:BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, Acessado em 10/10/2021.
Referência 2:CHEVALLARD, Y., Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. Actes de l’UE de la Rochelle, p.91–118, 1998.
Referência 3:MINAS GERAIS, Plano de Estudo Tutorado. Belo Horizonte: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, 2021. Disponível em https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/, Acessado em 30/03/2022.