Resumo: | Palavras-chave: Formação de professores; Educação Matemática; Livro Didático.
Introdução
A disciplina de Educação Matemática integra o segundo período na formação inicial de professores de Matemática na Universidade Federal de Alfenas [1]. O objetivo da disciplina é discutir a Educação Matemática como Ciência e analisar as principais tendências e suas implicações no ensino de Matemática. Dentre os conteúdos abordados estão: 1) História da Educação Matemática no âmbito nacional e internacional; 2) Tendências em Educação Matemática; 3) Materiais Didáticos; 4) Análise do livro didático (LD) de Matemática. A carga horária total da disciplina de Educação Matemática contém 30 horas de Prática como Componente Curricular (PCC), que é prevista na legislação federal para os cursos de formação de professores. Tendo em vista que a PCC consiste no conhecimento e análise de situações pedagógicas que não dependem das observações diretas feitas pelos futuros professores na escola, desde o início de seu processo formativo. Na disciplina de Educação Matemática a carga horária de PCC foi cumprida pela atividade de análise de capítulos específicos de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental e Médio, a fim de propiciar elementos para reflexão sobre o relacionamento dos tópicos estudados na disciplina com a prática pedagógica na sala de aula. O objetivo desse trabalho é avaliar as contribuições da atividade de análise crítica de livros didáticos, à luz dos documentos oficiais da Educação Brasileira e das tendências em Educação Matemática, na formação de professores que ensinaram Matemática.
Materiais e Métodos
Este trabalho pode ser classificado como pesquisa participante pois os autores são o docente e um discente escolhido da disciplina para registrar as observações. Na segunda metade do desenvolvimento da disciplina, foi proposto aos estudantes elaborar uma Sequência Didática (SD) sobre assunto de livre escolha a partir da análise do conteúdo em uma coleção de livros didáticos do Ensino Básico, o resultado da atividade deveria ser apresentado em relatório e oralmente seguindo os seguintes parâmetros: indicativos da influência das tendências em Educação Matemática [2], habilidades a serem desenvolvidas no âmbito geral e específico, como o pensamento crítico e a formação cidadã. Houve liberdade para escolher o número de aulas, os recursos disponíveis, as atividades complementares ao LD e sistema de avaliação, isso porque tais escolhas podem refletir o grau de desenvolvimento dos conceitos abordados na disciplina e foram utilizadas com parâmetros na avaliação. Na apresentação da análise do LD e da SD houve questionamentos e debate tanto do docente quanto dos discentes. Cada discente avaliou os dados apresentados do relatório, julgando pontos positivos e negativos e um discente anotou as principais percepções das apresentações e discussões a respeito da disciplina em geral, os aprendizados e o impacto na formação docente. A avaliação ocorreu de forma ampla e participativa, foram atribuídas notas pelo docente responsável pela disciplina, pelos discentes da turma e autoavaliação.
Resultados e Discussão
Em relação à avaliação objetiva atribui-se nota numa escala de 0 a 10 em relação a sete itens específicos apresentados na Figura 1. O resultado indica ótimo aproveitamento da turma com destaque ao item “Discussão”, sendo possível inferir que a turma se envolveu com a atividade e foi capaz de desenvolver uma análise crítica consciente do material didático. Na Figura 2 são apresentados os dados compilados da autoavaliação dos discentes, em que deveriam indicar apenas uma das alternativas o grau em cada um dos itens a seguir em relação ao comportamento médio na Atividade de Seminários. Na observação participante, identificou-se que os discentes tiveram como ponto comum a percepção que os conhecimentos desenvolvidos na disciplina foram essenciais na realização da análise e para a produção de uma SD contendo propostas de atividades complementares ao livro didático. No âmbito pessoal, os discentes destacaram: o objetivo de atingir mais pessoas na aula; o aumento a quantidade de atividade complementares na SD utilizando metodologias diversificadas; a dificuldade de planejar uma atividade didática pela primeira vez sem um modelo, o que foi positivo pois é dever do professor analisar criticamente o material didático disponível e complementá-lo. No geral, a turma foi bastante participativa.
Conclusões
Observa-se com essas conclusões dos alunos, que a disciplina concluiu com o objetivo do Projeto Político pedagógico do curso Matemática Licenciatura quando contemplam as seguintes habilidades específicas: mostrar a metodologia de ensino a fim de adquirir-se conhecimento, habilidades, atitudes e valores; tornar o aluno competente na produção de conhecimentos com atividades que o levam ao sujeito autoritário. Isso ocorres porque os alunos usaram diferentes metodologias de ensino e aplicaram aquelas que julgarão ser mais interessantes no Plano de Aula, e vão aplicar esses conhecimentos na preparação de aula. Além disso realizando o relatório, os alunos estavam usando a sua capacidade crítica, usando de conhecimentos prévios e formando suas opiniões, que vai de encontro com que diz o livro “Introdução à história da educação matemática” [3].
Referências Bibliográficas
[1] UNIFAL-MG. Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática-Licenciatura. Resolução número 002 de 22 de janeiro de 2018. Disponível em: http://academico.unifal-mg.edu.br/sitecurso/arquivositecurso.php?arquivoId=239
[2] FIORENTI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Revista Zetetiké, n. 4, 1995.
[3] MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
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